cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Exibições: 3.224

Aquecimento - Aprenda a diagnosticar o problema!

 

 

2.pngFonte: Oficina da Net

 

 O superaquecimento pode trazer como consequência o mal funcionamento do PC, mas por outro lado, pode te ajudar a fritar um ovo nas horas mais difíceis, quem sabe? (brincadeira haha).

 

Vamos ao problema

 

Como saber se meu computador está aquecendo fora do normal?

Quais os sintomas?

O que eu devo fazer?

 

Primeiramente, precisamos checar a temperatura das peças e para isso você pode utilizar alguns softwares específicos. Se os componentes estiverem passando de 55°C, pode ser que esteja na hora de fazer uma limpeza ou até mesmo uma troca do cooler.

 

Por sorte os Notebooks da Lenovo vêm equipados de fábrica com aplicativos que permitem realizar a remoção de poeira sem precisar abrir o aparelho (não é incrível? 😍).

 

Falaremos agora um pouco mais sobre os Sintomas:

 

É sim possível avaliar os problemas da máquina sem a utilização de um software. Geramente a sua máquina costuma enviar algum sinal quando algo está errado.

 

  • Tela azul e Shutdown (desligamento espontâneo) - Quando o equipamento atinge temperaturas elevadas demais, o sistema pode vir a reiniciar sozinho. Em alguns casos é exibida uma tela azul alertando sobre o superaquecimento.

 

  • Barulhos estranhos, chiados e ruídos incomuns - Os ventiladores responsáveis por resfriar as fontes, placas, processadores e outros componentes, são comuns em todos os computadores. Se você estiver ouvindo sons estranhos provenientes da sua máquina, fique atento, pode ser um sinal de superaquecimento.

 

  • Pasta térmica endurecida - Alguns produtos possuem uma pasta térmica entre os dissipadores e os processadores. Pode ser que o seu cooler esteja operando normalmente, mas a pasta existente entre as peças pode ter vencido ou ficado "endurecida", causando por consequência o aquecimento exagerado.

 

Podem ocorrer diversos outros sintomas que indiquem que o PC é capaz de fritar um ovo com o calor, mas acredito que estes sejam os principais.

 

 

Ah, Jorge, como eu faço pra resolver?

 

Manter a temperatura da máquina sob controle é essencial para o bom funcionamento, do contrário, o usuário pode enfrentar problemas bastante desagradáveis nas horas menos esperadas.

 

Não se preocupe, vou te sugerir agora algumas formas de resolver esse tipo de problema.

 

Antes de qualquer coisa, para a prevenção do problema, instale um termômetro digital. Isso te mantera informado sobre a temperatura das peças presentes no seu PC. 

 

  • Manutenção e limpeza: À medida que o tempo passa, a sua máquina pode acumular poeira gradativamente, principalmente próximo aos ventiladores (coolers), essa poeira pode influenciar nas falhas e muitas das vezes ser responsável pelo aquecimento da máquina. Por sorte a Lenovo disponibiliza um software onde você pode encontrar a função de Remoção de poeira, sem nem mesmo precisar abrir a máquina (Energy Management ou Lenovo Settings). Basta fazê-lo e notar a diferença.

 

 

Imagem4.png

 

 

 

 

  •  Verificação dos processos executados: Além do Hardware, precisamos também verificar o uso dos softwares. Geralmente programas que exigem muito da máquina, tendem a usar bastante dos componentes (Hardware) e por consequência podem causar um aquecimento mais elevado, dessa forma é interessante monitorar os programas que estão sendo executados. Nas versões atuais do windows, podemos verificar o uso dos componentes através do "Gerenciador de Tarefas" (basta clicar com o botão direito em cima da barra de tarefas e clicar nele).  Vale ressaltar que é normal algumas vezes o Processador/Memória/Disco atingem um usos altos, de 90 a 100%, porém isso só ocorre em picos de processamento. 

 

As dicas passadas anteriormente podem na maioria dos casos resolver os problemas de aquecimento, porém se mesmo assim o problema ainda persistir, devemos tomar algumas medidas um pouco mais severas.

 

  • Pasta Térmica: A pasta térmica, geralmente é aplicada entre o dissipador de calor do cooler e o processador, aumentando a aderência entre os componentes para que a refrigeração seja mais eficiente. 

Nota: Se seu produto ainda estiver em garantia é interessante entrar em contato com o Time de suporte técnico para que o procedimento seja feito por eles, de forma que não comprometa sua garantia.

 

  • Monitorar a velocidade dos fans (coolers): Existem hoje diversos programas que podem auxiliar no monitoramento da velocidade das ventoinhas (basta procurar um que te agrade). Geralmente nesses programas, é possível alterar a velocidade dos giros e garantir uma refrigeração mais rápida, mas tome cuidado para não sobrecarregar os coolers ao colocar uma velocidade alta.

 

Meus caros, acredito que com essas informações, vocês serão capazes de resolver quase todos os problemas de superaquecimento. Se ficarem com dúvidas, abram um novo tópico sobre o assunto que com certeza ajudaremos por lá!

 

Obrigado por terem lido!

 

Um abraço do tio Jorge!

 

joinha.jpg

 

 

 

Was this information helpful?

Colaboradores