Bem-vindo aos nossos fóruns, onde nos ajudamos. Precisa de ajuda? Visite nosso suporte aqui.

Comunidade Lenovo

Assuntos EspeciaisAssuntos Gerais Knowledge Base

Como liberar memória RAM sem usar programas?

Como liberar memória RAM sem usar programas?

Fala galeraaa!

 

Como vocês estão?

 

Vim aqui ensinar vocês a otimizarem a memória RAM, liberando espaço de armazenamento de forma manual.

Incrível, não é?

 

Vamos lá...

 

Falando um pouquinho sobre a memória RAM

O termo RAM é um acrônimo para Random Access Memory, que significa memória de acesso aleatório, resultando em um acesso aos dados de forma não sequêncial,diferente do que ocorre em fitas cassete por exemplo.

 

Ao contrario de um HD (Disco Rígido) a memória RAM é volátil, ou seja, todos os dados armazenados são perdidos ao desligar o aparelho. Por outro lado ela é milhares de vezes mais rápida que o disco rígido.

 

Existem 2 tipos de memória RAM, a dinâmica e a estática.

A segunda não é tão conhecida pelo público, mas está presente em muitos componentes de nossos computadores, principalmente em processadores em forma de memória cache.

 

Todas as informações que são armazenadas na máquina, estão contidas no HD. A RAM, junto com o processador, são os componentes que fazem a busca dos arquivos, programas e softwares no disco (por este motivo é importante manter seu disco organizado e desfragmentado).

 

Como liberar a memória RAM de forma manual?

O procedimento para a liberação de memória RAM pode dar um upgrade extra na sua máquina, tornando-a um relâmpago Mcqueen dos notebooks!

 

Vamos lá!

 

1. Entender quais programas estão consumindo sua RAM. Muitas vezes os softwares armazenam dados temporários na memória enquanto estão rodando. Quanto mais programas abertos, maior a quantidade de memória consumida. Para resolver isso, basta fechar as aplicações que não está utilizando no momento.

 

2. Feche os programas extras. Se há muitos programas em sua tela, feche aqueles que não estiver usando. Geralmente, navegadores costumam utilizar grande parte da sua memória, então vale a pena avaliar a possibilidade de fechá-los.

 

3. Feche os programas que rodam em segundo plano. Algumas aplicações, não aparecem na bandeja do sistema, nem mesmo na janela de Configurações do Sistema e para finalizá-los, precisaremos:

  • Acessar o gerenciador de tarefas, encontrar os programas que desejamos encerrar na aba "Processos" (geralmente aparece a quantidade de memória que cada um utiliza) e clique em "Encerrar Processo".
  • Tome cuidado para não finalizar nenhuma tarefa essencial do windows, já que poderá causar problemas no funcionamento do sistema.

4. Desabilite os programas que inicializam junto com o Windows. Geralmente isso reduz drasticamente a velocidade de inicialização e processamento do sistema, além de evitar que eles consumam memória em segundo plano.

  • Pressione o comando "Windows + R" e digite "msconfig". 

 

 

 

 

  • Abrirá uma janela com as configurações do windows. Selecione a aba "Inicialização" e clique no texto em azul.
  • Feito isso, basta desabilitar os programas que deseja, para que não iniciem junto do sistema.

5. Encerre as aplicações que rodam em segundo plano. Na barra de tarefas, clique no ícone que corresponde a uma setinha (próximo a data e hora) e finalize os programas que rodam em segundo plano.

 

6. Reinicie o windows explorer. O windows explorer é a interface que aparece no sistema windows. Ao reiniciá-lo, a memória RAM é limpa. 

  • Inicie o gerenciador de tarefas, na aba processos localize "explorer.exe" e clique em encerrar processo.
  • À princípio parece que tudo parou, porém em instantes ele reiniciará e a memória estará limpa.
  • Se por acaso não reiniciar automaticamente, crie uma nova tarefa com o nome "explorer.exe".

7. Verifique se há mais de um antivirus instalado. É muito importante verificar a presença dos antivirus. Se houver mais de um instalado, desative ou desinstale o outro. Isso vale também para o windows defender que já vem integrado ao windows 8 em diante.

 

 

Essas são algumas dicas para a limpeza da sua memória RAM de forma manual, claro que existem apps que realizam essas tarefas em questão de segundos, mas nem sempre são tão úteis.

 

Espero ter contribuidos com vocês!

 

Não esqueçam de deixar um Kudo!

 

Abraços do Tio Jorge!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa informação foi útil?

Yes Não

Comentários

MarceloBixcoito On 2017-06-23, 18:04 PM

Excelente. Obrigado Tio Jorge! :)

Jorge_Lenovo On 2017-06-26, 12:56 PM

;)

Diretrizes da comunidade

Revise nossas diretrizes antes de publicar.

Saber mais

Confira as ofertas atuais!

Ir para a Loja
X

Excluir