Comunidade Motorola

Sala dos ModeradoresDiscussões Oficiais
Todos os tópicos do fórum
Opções

417 Postagens

01-06-2016

Brasil

30 Signins

403 Visualizações de página

• Postagens: 417
  • Local: Brasil
  • Visualizações: 403
  • Message 1 of 13

Tudo que você sempre quis saber sobre a Motorola Feedback Network - MFN

2015-12-30, 14:58 PM

Tenho visto muitas dúvidas aqui na comunidade brasileira com relação a MFN e em especial aos testes de software que são realizados sempre antes da liberação de uma nova versão. No texto abaixo, nós temos uma visão completa do que é a MFN, como você pode se juntar ao grupo e quais suas responsabilidades após fazê-lo - Sim, existem grandes responsabilidades envolvidas nesse ato.

Quero lembrar também a vocês que a MFN é um projeto conduzido pelo nosso fórum global de usuários - forums.motorola.com - Nenhuma atividade, recrutamento, questionário será lançado aqui na comunidade brasileira por enquanto, e qualquer tipo de comentário aqui sobre as atividades que estão ocorrendo em algum programa de feedback, será interpretado como vazamento de informação confidencial.

Esta discussão permanecerá aberta para tirar alguma dúvida complementar.

Tudo que você sempre quis saber sobre a Motorola Feedback Network - e mais!

O que é a Motorola Feedback Network?

Quando um aparelho é lançado e após um software ser atualizado, nós ficamos extremamente ansiosos para entender o que os usuários estão vivenciando. Nós acompanhamos cuidadosamente nossa comunidade online e outros sites para coletar feedback.

Mas nós temos um jeito de angariar feedback de forma mais sistemática. Nós colocamos em ação a Motorola Feedback Network.

A Motorola Feedback Network (MFN) é um grupo de usuários que se dispõe a nos ajudar com seu feedback. Como membro da  Motorola Feedback Network, você pode ser incluído em vários estudos e oportunidades de feedbacks. Muitas das nossas pesquisas são baseadas em questionários, mas nós também fazemos benchmarkings públicos e privados e pedimos aos usuários que forneçam feedback antes de ser largamente liberada alguma atualização. Fazendo parte da MFN você não terá garantia que terá acesso antecipado ao software, mas nossa meta é incluir todos os nossos participantes. Você só terá chances, se participar.

Por favor, entenda que a Motorola Feedback Network não é somente uma forma de receber facilmente software antes dos demais. É uma responsabilidade -- você aceita o risco em favor dos outros usuários. Se você não está preparado para isso (sem reclamar) você talvez não queira participar.

Como eu posso entrar?

Seja um membro do Fórum Global de Usuários da Motorola (forums.motorola.com). Você irá encontrar uma comunidade dedicada para o seu aparelho, onde você vai poder oferecer e conseguir ajuda. Você pode optar por participar da Motorola Feedback Network durante seu registro, ou indo até o seu Perfil MotoCare para optar mais tarde..

Quer participar em uma oportunidade da Motorola Feedback Network?

• Entre: Atualize suas informações de contato / Preferência de participação na Motorola Feedback Network (See image below)
  • Registre seu Produto:
  • Opção 1 1: Registre seu Produto Motorola em Motorola.com
  • Opção 2: Registro no dispositivo via Configurar > Motorola ID > Selecione o endereço de e-mail usado no Motorola Owners' Forum
  • Opte em seus produtos registrados:
  • Optar através do produto é está no produto, mas você precisa primeiro completar sua opção pela MFN. Você pode escolher prover feedback para vários dispositivos.

O que acontece depois de eu entrar?

Normalmente, nada acontece imediatamente. Uma vez que você tenha optado por entrar, você é um candidato a participar da MFN e suas atividades, como por exemplo, ter uma visão antecipada do software ou prover seu feedback em tópicos relevantes. Quando nós precisarmos de feedback dos membros que se encaixarem em um perfil específico -- modelo de telefone, operadora, país ou região, etc. -- Nós identificamos os membros da MFN nesse grupo e os convidamos para participar.

Me registrei para a MFN, mas não ouvi nada a respeito, por que não?

Nós não mandamos um e-mail de registro na MFN, então está tudo certo.

As atividades da MFN são conduzidas apenas nos EUA?

Não. Nós estamos mais nos EUA, mas temos expandido as atividades da MFN nos Estados Unidos, America Latina, Europa e Índia. Nós estamos crescendo a MFN para que possamos servir aos consumidores globalmente.

As atividades da MFN são apenas em Inglês?

No passado, sim, mas nós começamos a conduzir em Espanhol, e em Português aqui no Brasil. Nós estamos procurando adicionar mais linguagens conforme for necessário.

Como eu vou saber se estou sendo convidado a participar das atividades da MFN?

Você receberá um e-mail convidando a se registrar para essa atividade. Nós usamos o SurveyMonkey.com para enviar nossos e-mails. Se você clicar no link do e-mail, será direcionado ao site Surveymonkey.com. Preencha o registro para ser considerado. Você talvez não esteja interessado nas condições da atividade, e você pode facilmente optar por não participar.

O que acontece quando eu receber um convite para me registrar nas atividades da MFN?

Você será convidado a falar sobre você, e uma série de questões. Essas são oportunidades de optar não particiar em cada uma das atividades que surgirem. As questões incluem:

Informações sobre quem é você..

• O número serial/IMEI do seu aparelho (Nos não usamos o número registrado no fórum, pois queremos ter certeza que estamos usando uma informação atualizada).
  • Se você selecionou as opções avançadas de compartilhamento (encontradas em “Privacidade da Motorola”, nas configurações do aparelho). Isso nos ajuda a entender a performance do aparelho para o software que estamos testando.
  • Se você tem acesso ao fórum de usuários Motorola.
  • Se você modificou o software do aparelho, e caso tenha feito, se você está disposto a restaurá-lo para participar.
  • Se você entende e concorda em nos dar seu feedback, mantendo a confidencialidade e outras condições.

Okay, Eu completei a pesquisa que foi enviada -- Agora eu serei selecionado?

É nossa meta incluir todas as pessoas que se enquadram dentro do perfil para a atividade e que completaram a pesquisa de registro. Entretanto, existem limites sobre quanto de feedback nós conseguimos coletar. Portanto, nós limitamos quantas pessoas podem ser incluídas. Existem alguns públicos alvo onde nós temos mais candidatos interessados do que quantos nós podemos incluir, então, alguns infelizmente ficarão de fora.

Eu cometi um erro enquanto preenchia a pesquisa. Como posso consertá-lo?

Isso geralmente não é possível. Se é algo incorreto como o número de IMEI ou número serial, por favor, reporte isso dentro da comunidade privada fornecida. Você vai poder também ajudar a conseguir ajuda com problemas de login, as instruções são fornecidas nos e-mails que você receber.

Seguir as instruções é um passo importante do registro. Tente não cometer erros.

Eu deletei a pesquisa e não consigo encontrá-la. Como posso fazer?

Se você deletou, pode checar sua lixeira. Talvez ainda esteja lá. Nós não conseguimos reenviar pesquisas para você uma vez que os links são criados dinâmicamente para cada usuário.

Eu fechei a pesquis aantes de terminá-la. O que faço?

Se você fechou sem responder nenhuma questão, você deve estar habilitado a voltar a responder. Se você tiver respondido alguma, você não conseguirá entrar novamente.

Seguir as instruções é um passo importante do registro. Tente não cometer erros.

Eu respondi uma questão e fui desqualificado. O que eu faço?

Se você foi desqualificado durante o curso da pesquisa, você não preenche os critérios da oportunidade em questão. Você ainda será considerado para futuras oportunidades com tanto que você não opte por sair da MFN.

Meu telefone foi trocado entre o registro e o início da atividade. O que eu faço?

Se nós tivermos um número de Série ou IMEI incorreto, por favor, reporte isso através da comunidade privada oferecida. Nós não podemos prometer que você conseguirá ainda assim participar desse projeto vigente, mas vamos tentar.

Eu ouvi que uma pesquisa de recrutamento foi mandada. Posso conseguir um convite?

Não, nós geralmente não enviamos muitas rodadas de convites. Você tem que ter optado a tempo do primeiro envio ser emitido. Se o número de participantes for menor que o esperado, tambés nós enviemos mais alguns rounds de convites.

Eu vendi ou doei meu telefone registrado. O futuro usuário pode participar das atividades?

Não. Qualquer convite da MFN é apenas para você.

Posso compartilhar meu convite com alguém, ou passar à frente?

Não. Qualquer convite da MFN é apenas para você.

Eu assinei um acordo de confidencialidade com a Motorola?

Sim, quando você opta por participar da MFN, como parte do processo, você está concordando em não compartilhar informações mesmo se você não for eleito a participar.

O acordo de confidencialidade acaba quando a oportunidade é completada?

Não, o acordo se extende indefinidamente. O que acontece na MFN, fica na MFN. Compartilhar conteúdo confidencial fora da Comunidade Privada oferecida pode resultar em banimento da comunidade.

Como eu posso melhorar minhas chances de ser considerado nas atividades da MFN?

Aqui estão alguns meios de aumentar as chances de ser incluído.

• Seja um membro ativo do Fórum de Usuários Motorola. Nós preferimos trazer nossos membros da comunidade. (E isso quer dizer mais que postar somente “Quando o novo software vai chegar?”).
  • Seja um membro em boa forma do Fórum de Usuários Motorola. Siga as regras do site, não tenha reports de abuso preenchidos contra você por quebrar regras. (Basicamente, sem ataques pessoais, profanidade ou posts que levem alguém a violar sua garantia).
  • Não espere. Quando os produtos são lançados, não existem tantos usuários quanto precisamos na MFN. Chegue cedo e aumente suas chances de entrar.
  • Certifique-se que o seu perfil do fórum está preenchido. Isso significa: País, operadora, etc. Nós olhamos para esses critérios também quando escolhemos candidatos, quando o seu está em branco, nós não seremos capazes de identificá-lo.
  • Saiba qual seu nome no fórum de usuários Motorola.
  • Preencha o registro com cuidado, e leia o que você está concordando. Quando nós temos mais candidatos do que podemos usar, erros de preenchimento são maneiras de eliminar da lista. Seguir com cuidado as instruções, é sinal que você é um bom candidato.
  • Se você está incluído na atividade, forneça feedback! Se nós pedirmos para você fornecer feedback sobre um software, por exemplo, e você não postar observações ou responder pesquisas, nós vamos notar. Se isso for um hábito, deixaremos de incluí-lo nas participações.
  • Não quebre a confidencialidade. Isso significa não postar seu convite na internet ou mesmo compartilhar comunicados da MFN.

Eu me registrei, mas não ouvi nada ainda. O que devo fazer?

Aguente firme, nós geralmente não reconhecemos seu registro, e talvez algum tempo depois você receba um e-mail dizendo que estamos prontos para começar. Existem casos onde nós pedimos registros, mas então, mudamos os planos e temos que esperar um mês ou mais antes de começar. Por favor, não mande e-mails, Mensagens Diretas ou poste qualquer discussão ou resposta sobre essa atividade. Na verdade, postanto essa questão em público, você pode ser removido da oportunidade e da MFN por violar as regras de confidencialidade.

Vou receber uma notificação se eu não for selecionado?

Nós não mandamos e-mails de confirmação aos usuários que não são escolhidos. Se você for selecionado, vai receber um e-mail com instruções. Se você não receber nenhum e-mail, você pode assumir que não foi selecionado.

O que é um “Soak”?

Esse é um nome comumente usado para uma atividade da MFN que é frequentemente oferecida. É a versão final do novo telefone, antes que ela vá pra todo mundo. Quando nós “Soak” (Mergulhamos), nós estamos vendo como o software se comporta fora dos testes internos que podemos fazer. Algumas vezes, as coisas vão ser mais claras quando 500 pessoas estiverem usando o software, ao invés de 50.

É um risco participar de um Soak?

Sim, um pouco -- mas não muito. Usualmente o software que nós distribuimos é o mesmo que é liberado para todos. Entretanto, entenda que você está aceitando ter algum tipo de risco caso o software apresente problemas. Fazer parte da MDN não é somente um meio rápido de cortar a frente dos outros para receber o novo software. Isso é uma responsabilidade, aceitar o risco em favor dos outros usuários. Se você não está pronto pra fazer isso  (sem reclamar se der algo errado) você talvez não queira fazer parte.

Se eu fizer parte do Soak, eu vou receber o software que todos receberão se acontecer alguma mudança?

Sim. Em quase todos os casos, o software oferecido nos Soaks é o software final. Se nós fazemos uma mudança, iremos preferencialmente fazer um novo Soak com essa versão. Então, todos que participarem vão acabar recebendo a versão final.

Quantas pessoas são escolhidas para fazer parte das atividades da MFN?

Isso depende de cada atividade. Se nós pudermos usar a pesquisa para coletar as informações que queremos, o limite de usuário apenas ao número de membros que estiverem qualificados. Se nós estivermos revisando os comentários individualmente, nós iremos limitar ao tanto de feedbacks que nós conseguirmos absorver. Quando Coletarmos feedback sobre o software, por exemplo, nós não podemos aceitar mais de mil membros. Entretanto, isso normalmente não é um problema, visto que temos tipicamente temos menos de mil membros de qualquer grupo particular que olhamos.

Se nós tivermos mais membros do que podemos usar, nós usaremos o critério listado acima na questão “Como eu posso melhorar minhas chances de ser considerado para os projetos da MFN”?

O que é o Soak Test? É um teste beta?

Nós não consideramos o Soak um teste beta, nós esperamos que o software do Soak seja o final -- sem mais desenvolvimento necessário. Nós não estamos sempre certos sobre isso (as vezes nós precisamos de outra versão_, mas essa é nossa expectativa.

Os testes beta são oportunidades através da MFN?

Sim. Nós fazemos testes beta com os usuários da MFN, nós chamamos isso de “TestDrive”. Essas são longas atividades e os usuários podem receber diversas versões do software, nos ajudando a chegar na versão do Soak. Essa é uma oportunidade de convite único e nós preferimos usar os membros da MFN que tem um bom histórico de participação nos Soaks e nas outras atividades da MFN. Isso por que se trata de um teste beta de verdade, e carrega um pouco mais de riscos (e um pouco mais de diversão).

O que acontece se eu participar em algum tipo de teste beta e meu telefone ficar inutilizado?

Improvável que aconteça, mas se acontecer, nós vamos substituir seu aparelho o mais rapido possível.

Eu posso desistir da MFN?

Sim. Simplesmente vá para o seu  Perfil MotoCare e opte por sair.

Eu optei por entrar na Motorola Feedback Network, bas eu nunca fui convidado para nenhuma atividade - por que não?

É possível que nós não tenhamos feito nenhuma atividade para o seu produto/país/operadora específicos. Nós não temos atividades para todas as versões de um aparelho entregue em cada região ou operadora. Uma vez que nós tenhamos aprovado o novo software em vários aparelhos, nós estaremos confiantes que podemos entregar a todos.

Outras razões para você talvez não receber convites:

• Você optou por não receber e-mails do surveymonkey.com, então, seu convite não pode ser enviado. (você talvez tenha optado por sair em pesquisas de outras organizações, mas o surveymonkey.com te exclui de todos os envios, incluindo da MFN. Para optar novamente por receber os e-mails, vá Aqui.)
  • Seu endereço de e-mail pode ter mudado ou você usou um endereço de e-mail diferente do que está pensando. Verifique seu perfil.
  • Você nunca logou no Fórum de usuários Motorola, então seu perfil está incompleto. Entre lá e se envolva nas discussões da sua comunidade.
  • Você não manteve seu registro atualizado e seu produto atual não está listado ou optado para a MFN. Verifique seu perfil.
  • Você apenas optou para a MFN e não optou nos aparelhos ou em participar com eles.
  • Você tem um produto antigo que não está mais sendo considerado para atualizações.
  • O convite está na sua caixa de Spam, verifique lá.
  • Você foi suspenso do Fórum de Usuários Motorola ou da MFN por violar as regras do Fórum ou da MNF.
  • Nós excedemos a capacidade do teste e eliminamos você baseado nos critérios variados descritos em: “Como eu posso melhorar minhas chances de ser considerado para a MFN”? acima.

Eu li na Internet que a Motorola Feedback Network está avaliando um novo software para o meu aparelho. Por que eu não estou incluído?

Todas as comunicações da MFN não confidenciais. É seguro assumir que a maior parte das coisas que você lê sobre a MFN na internet são falsas ou, na melhor das hipóteses, um rumor. Nós sabemos que convites à participação são frequentemente vazados. Entretanto, nós raramente vemos vazamentos sobre nossas atividades reais, e nós definitivamente vemos pessoas fingindo ser Motorola postando falsos rumores em diferentes sites. Então, não acredite em tudo que você lê, e olhe em volta para ter certeza que não está perdendo convites por algum problema de registro.

Eu ouvi que o Soak começou para o meu telefone/País/Operadora. Isso significa que o software será liberado para mim em breve?

As vezes, mas não sempre. Você realmente não pode acreditar em rumores sobre a MFN e suas atividades, como elas são confidenciais. E nós realmente não podemos saber quando as atividades de teste terminarão. Nós talvez gastemos mais tempo investigando relatórios para a equipe MFN, ou até voltando e criando uma nova versão do software. O software não está pronto até estar pronto, e nós termos confiança nele.

Eu sempre vejo os convites da MFN postados na Internet. Obviamente vocês não se importam com a confidencialidade, certo?

Nos importamos muito, se nós descobrirmos que você violou o acordo de manter as comunicações da MFN confidenciais, nós vamos remover você da MFN e do Fórum.

Por que eu não recebi a [versão x] para o meu aparelho?

Se você não está no projeto da Motorola Feedback Network mas quer saber o por que não recebeu a atualização que você acha que deveria ter recebido, aqui estão as razões mais prováveis, e algumas improváveis também.

• Mais provável: Ainda não está liberada. Não acredite em rumores ou notícias que não vem diretamente da Motorola - as vezes os sites de tecnologia estão errados, e as vezes as pessoas postam falsas informações fingindo ser Motorola, mas a maioria das pessoas apenas especula. Existe alguém que você conhece e que tem o mesmo aparelho que você que atualizou? Todos estão postando em comunidades online com algum telefone em alguma região dizendo que atualizou? Isso provavelmente confirma que foi liberada. Se não tiver nada disso, provávelmente ainda não está disponível.
  • Muito provável: Não está disponível em sua região ou país para o seu telefone. Pode ser um modelo específico na Índia, mas não ainda no Brasil. Ou pode estar disponível para um aparelho em um país e não no outro. O software é diferente e requer seus próprios passos para aprovação. Tudo no seu tempo.
  • Também provável: Está saindo em fases para o seu país/região. Se várias pessoas estão postando que atualizaram, mas algumas estão dizendo que não receberam, pode ser que simplesmente venha em breve. Por sinal, a liberação é feita em estágios para prevenir a sobrecarga dos servidores. Espere alguns dias, você pode tentar verificar a atualização em: Configurar > Sobre o telefone > Atualizações do sistema. Você pode fazer isso para verificar mesmo se não receber uma notificação -- mas talvez ela ainda não esteja disponível..
  • Possível (Você vai saber): Você rooteou o aparelho ou de alguma outra forma atualizou o software? Isso pode impedir a atualização. Mesmo se você nunca fez isso, se você comprou seu telefone de segunda mão, isso pode ser o caso. Existem alguns aplicativos que rooteiam seu aparelho, mas é claro que não é tão fácil de fazer sem conhecimento. As vezes você pode atualizar mesmo com o software modificado; as vezes você acha que isso voltará o telefone à ROM stock, mas não funcionará.
  • Também possível: Sua operadora em particular escolheu não atualizar. Em alguns poucos casos, a operadora decide não atualizar seus aparelhos vinculados.
  • Improvável, mas possível: Existem problemas específicos com seu aparelho. Se você confirmou que todos com o mesmo telefone e versão puderam atualizar, e você não conseguiu, você talvez tenha um problema. Em primeiro lugar, faça alguns testes simples. Desligue e ligue o aparelho, Tente via Wi-Fi e via Dados móveis. Tenha certeza que você tem Dados Móveis -- Você pode acessar a internet? Se tudo isso está verificado, contacte O atendimento ao Cliente Motorola  para ter ajuda..​

--

Rafael

Moderador do Fórum

Resposta
Opções

25 Postagens

02-20-2016

Brasil

16 Signins

79 Visualizações de página

• Postagens: 25
  • Visualizações: 79
  • Message 2 of 13

Re: Tudo que você sempre quis saber sobre a Motorola Feedback Network - MFN

2016-02-14, 1:49 AM

Respondendo à @Agent_rafael - ver resposta original

Boa noite

Bom saber
Resposta
Opções

1 Postagens

02-16-2016

0 Signins

0 Visualizações de página

• Postagens: 1
  • Local:
  • Visualizações: 0
  • Message 3 of 13

2016-02-16, 16:38 PM

Queria deixar um comentario sobre a erxperiencia de ter um produto Motorola, e quero dizer que é pessima! meu celular teve problema com a entrada do carregador,problema na bateria e pos venda e pessimo, pois não resolveu o meu problema simplesmente a garantia nao resolve. Ou seja quem compra um Celular Motorola tem que ficar com esse abacaxi na mão.Sei que aqui talvez nao seja o melhor lugar pra descrever minha indignação, mas o que eu puder deixar de comentarios e avisar meu amigos sobre a pessima qualidade da Motorola vou fazer,Pois se ela vende um produto tem que resolver tambem os problemas, simplemente vou arrumar meu celular que so vive dando defeitos, mas a Motorola perdeu um cliente. Alias varios...

Resposta
Opções

417 Postagens

01-06-2016

Brasil

30 Signins

403 Visualizações de página

• Postagens: 417
  • Visualizações: 403
  • Message 4 of 13

2016-02-16, 18:51 PM

Respondendo à @DEnilton - ver resposta original

Se você teve algum contratempo com nossos produtos, pode procurar nosso suporte via telefone, chat, redes sociais ou ainda aqui mesmo no fórum, abrir a comunidade específica do seu aparelho e postar lá.

Quero te pedir apenas que não poste assuntos que divergem do tema proposto na discussão, aqui devemos falar apenas sobre a MFN.

Se tiver mais dúvidas, leia as Regras do Fórum.

Abraço!

Rafael

Moderador do Fórum

Resposta
Opções

19 Postagens

04-10-2015

Brazil

0 Signins

• Postagens: 19
  • Local: Brazil
  • Message 5 of 13

2016-03-10, 0:26 AM

ok

Resposta
Opções

7 Postagens

03-04-2015

Brazil

15 Signins

128 Visualizações de página

• Postagens: 7
  • Local: Brazil
  • Visualizações: 128
  • Message 6 of 13

2016-03-14, 13:43 PM

tirei todas as duvidas sobre MFN

Resposta
Opções

2 Postagens

03-21-2020

BR

10 Signins

20 Visualizações de página

• Postagens: 2
  • Local: BR
  • Visualizações: 20
  • Message 7 of 13

Queria receber o Beta do Android 10 no Moto G6 plus

2020-03-21, 2:39 AM
Meu Cell fica travando msm formatado , bateria cai 3% quando retira do carregador
Soak Test no Moto G8 XT2045-1
Resposta
Opções

26 Postagens

03-04-2020

BR

72 Signins

410 Visualizações de página

• Postagens: 26
  • Visualizações: 410
  • Message 8 of 13

Quero participar do teste beta do Android 10 para o Moto G7 Power

2020-03-21, 3:04 AM
Bom, recebi o e-mail da MFN, já aceitei os termos, mas venho aqui dizer, que quero muito participar do teste beta do Android 10 no moto G7 Power, estou disposto a mandar todos os feedbacks necessários, gosto de testar softwares com antecedência, além de que no Android 9 meu Moto G7 Power vem apresentando um consumo de bateria excessivo, além de vários bugs no Android 9, coisas que chegam a me incomodar, ouvi dizer que no Android 10, o touch dos celulares ficou bem melhor, os celulares ficaram mais fluídos, a bateria está consumindo menos, então estou ansioso para testar o Android 10 no Moto G7 Power!
Resposta
Opções

2 Postagens

01-31-2020

US

1 Signins

• Postagens: 2
  • Local: US
  • Message 9 of 13

Re:Tudo que você sempre quis saber sobre a Motorola Feedback Network - MFN

2020-03-21, 3:13 AM
Re:Tudo que você sempre quis saber sobre a Motorola Feedback Network - MFN
Resposta
Opções

26 Postagens

03-04-2020

BR

72 Signins

410 Visualizações de página

• Postagens: 26
  • Visualizações: 410
  • Message 10 of 13

Queria receber o Beta do Android 10 no Moto G6 plus

2020-03-21, 3:20 AM
Também quero testar o Android 10
Resposta

Diretrizes da comunidade

Revise nossas diretrizes antes de publicar.

Saber mais

Confira as ofertas atuais!

Ir para a Loja
X

Salve

X

Excluir

Autores com mais kudos na comunidade em inglês

Ver tudo