Bem-vindo aos nossos fóruns, onde nos ajudamos. Precisa de ajuda? Visite nosso suporte aqui.

Comunidade Lenovo

Softwares e Sistemas OperacionaisLinux
Todos os tópicos do fórum
Opções

4 Postagens

03-22-2021

Brazil

4 Signins

35 Visualizações de página

• Postagens: 4
  • Local: Brazil
  • Visualizações: 35
  • Message 1 of 14

Touchpad não funciona - Ideapad s145 / Pop Os

2021-03-22, 17:05 PM

Olá, boa tarde!

Adquiri meu notebook na semana passada com sistema operacional Windows 10 (nas especificações que queria não encontrei nenhum que já viesse com Linux). Sendo usuária Linux há anos, realizei a formatação para o Pop Os 20.04, sistema que estava usando nos últimos meses em meu outro notebook. Acontece porém que desde a formatação o touchpad simplesmente não é reconhecido de forma alguma (ainda que venha tentando resolver o problema desde então).

Vocês teriam alguma orientação ou ainda solução para o caso?

Agradeço desde já!

Resposta
Opções

7600 Postagens

05-08-2018

Brazil

446 Signins

24792 Visualizações de página

• Postagens: 7600
  • Visualizações: 24792
  • Message 2 of 14

Re:Touchpad não funciona - Ideapad s145 / Pop Os

2021-03-24, 12:51 PM

Olá, bom dia!

A alteração de sistema operacional realmente pode causar esses problemas do touchpad e teclados, pois algumas funções funcionam somente no Windows 10.

Vou verificar com o pessoal de engenharia se possui drivers do POP Os, e volto para te informar.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Pronto para ajudar, quando você precisar#SuporteLenovo

Clique em Solução Aceita se te ajudou!

Horário de atendimento:

Segunda à Sexta

Das 09h às 17h.

Você sabia que temos uma página de suporte no nosso site e testes no YouTube, que podem te ajudar a qualquer hora do dia? 

Inscreva-se e tenha acesso acesso a todos os nossos conteúdos! cool

#Ficaadica: Interaja no fórum sempre em tópicos abertos, pois suas duvidas podem ajudar outros amigos. Utilize as mensagens privadas apenas quando solicitado, por exemplo, para passar informações pessoais com segurança wink

Conheça também nossos outros meios de contato: Whatsapp, Menssenger e Chat.

Portuguese Community Supervisor

Lenovo Yoga 260 — Rainspace - Huntsville IT Services

Resposta
Opções

11 Postagens

03-25-2021

Brazil

146 Signins

115 Visualizações de página

• Postagens: 11
  • Visualizações: 115
  • Message 3 of 14

2021-03-25, 1:15 AM

Olá

Eu instalei o Pop Os 20.10 e o touchpad está funcionando, até o clique com dois dedos funciona (coisa que no Windows 10 não)....

será que está faltando algum drive no seu?

Resposta
Opções

4 Postagens

03-22-2021

Brazil

4 Signins

• Message 4 of 14

2021-04-11, 22:43 PM

Everton! obrigada pela resposta, mas infelizmente para mim não está funcionando de fato, o mais louco ainda por cima é que depois de um tempo o bluetooth parou de funcionar também. Estava a principio com o Pop! Os 20.04, formatei para o 20.10 para ver se resolviam as questões, mas nem uma nem outra se resolveu.
Por fim instalei o Ubuntu 20.04, no qual o bluetooth voltou normalmente mas o touchpad seguiu sem funcionar. O complicado é que estou num momento muito corrido mesmo da vida e sem disponibilidade de tempo para essas investigações que em outras horas até me intrigariam bastante. Considerei ainda instalar o Mint, mas sinceramente o Cinnamon de nada me agrada.. sigo nessa jornada. Mas fico contente que ao menos por ai deu tudo certo! O Pop! Os é certamente meu opensource preferido e estou achando mesmo uma lástima não conseguir usá-lo.

Resposta
Opções

4 Postagens

03-22-2021

Brazil

4 Signins

• Message 5 of 14

2021-04-11, 22:50 PM

Oolá, boa noite ou bom dia por ai!

Estive um tanto ausente desta interação por ausência de tempo, estive esses dias utilizando o note com o mouse até ter uma disponibilidade para tentar resolver a questão mais uma vez. Como disse ao Everton no comentário anterior, não consegui em absoluto fazer o touch voltar em nenhuma das distros Linux que considerei usar e depois de um tempo, no Pop! Os em especial, o bluetooth parou de operar corretamente também (algo que não aconteceu no Ubuntu).

Não consigo neste momento me dedicar a investigar essas questões para conseguir resolvê-las e estas são funções importantes para mim que, por básicas, não considerei que se perderiam na formatação de Windows para linux. Gostaria de saber se houve algum retorno quanto aos drivers ou, ainda, não havendo, como posso ser suportada a retornar ao windows que veio de fábrica, uma vez que trabalhar sem o touch e agora o bluetooth não é uma possibilidade e estas são incompatibilidades entre a máquina e os so's que não parecem se resolver sem uma grande dedicação de tempo.

Agradeço muito desde já mais uma vez!

Um abraço

Resposta
Opções

11 Postagens

03-25-2021

Brazil

146 Signins

• Message 6 of 14

2021-04-11, 23:28 PM

Oi Marli!

Então, eu infelizmente voltei para o Windows. No Pop Os eu tive problemas com o brilho da tela que sempre ficava 100% e a rede Wi-Fi não conecta numa velocidade boa. Pesquisei bastante e tentei o Mint, Zorin, Ubuntu e nenhum adiantou... perguntei no fórum e me indicaram o Satux :( mas essa distro foi descontinuada e não faz sentido usar )...

Meu note é o L340, se soubesse dessas limitações da Lenovo em suporte ao Linux não teria comprado... Tomara que a Lenovo se dedique um pouco a essa questão, pq pra mim esse é o primeiro e último que compro da marca ( se não resolverem esses pequenos detalhes)....

Resposta
Opções

3 Postagens

04-26-2021

Brazil

6 Signins

50 Visualizações de página

• Postagens: 3
  • Visualizações: 50
  • Message 7 of 14

2021-04-26, 2:28 AM

Olha amigo eu já estou super arrependido por ter comprando esse notebook que está cheio de incompatibilidade com as distribuição e quando tem uma solução e iam **bleep** eles indicarem o satulinux teriam quem ter vergonha, uma boa máquina mais que eles não entendem quem quem não e tão leigo não usa windows que e uma porcaria que só consome memória e processador.. agora tenho uma fera nas mãos que tem que ficar enjaulada.. meu s145 está com 20gigas de memória mais porém não consigo sair do windows..

Resposta
Opções

3 Postagens

04-26-2021

Brazil

6 Signins

50 Visualizações de página

• Postagens: 3
  • Visualizações: 50
  • Message 8 of 14

Touchpad não funciona - Ideapad s145 / Pop Os

2021-04-26, 19:16 PM
USA ESSE TUTORIAL QUE EU SÓ CONSEGUI COM ELE ...USANDO UBUNTU ULTIMA VERSÃO. Eu tive esse mesmo problema. O problema é com o kernel. O kernel não detectou o touch pad. Em primeiro lugar, edite os parâmetros de inicialização do kernel. Isso é o que eu fiz para resolver isso - EDITAR: É recomendado fazer um backup usandocp /etc/default/grub /etc/default/grub.bak sudo nano /etc/default/grub Editar GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULTparaGRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet i8042.nopnp=1 pci=nocrs" Agora salve e saia. Corre sudo update-grub Os próximos passos serão corrigir o kernel Agora corra git clone https://github.com/pavlepiramida/elan_i2c_dkms.git Depois disso, instale make e dkms, então execute sudo apt install make dkms Agora corra cd elan_i2c_dkms Depois daquela corrida sudo dkms install . Finalmente, corra reboot
Resposta
Opções

11 Postagens

03-25-2021

Brazil

146 Signins

• Message 9 of 14

2021-04-27, 23:18 PM

Estou bem decepcionado com essa situação!

eu adquirir na loja Lenovo e pra mim deveria vir descrito que o notebook só funciona com Windows, dai nós decidimos se queremos. Agora como você disse “ ficamos com uma máquina travada em um sistema ineficaz”....

Resposta
Opções

4 Postagens

03-22-2021

Brazil

4 Signins

• Message 10 of 14

2021-05-01, 14:43 PM

ooi gente!

então, nossa, tragicamente lamentável mesmo.. eu fiquei absolutamente frustrada com essa situação. Achei que pelo menos com voce, Eweton, 8tivesse sido melhor, mas uma pena que passou pelo mesmo! Achei um grande descaso com a comunidade linux como um todo, uma armadilha até da pra se dizer.

é como o parceiro Geo23 disse, compramos uma máquina cheia de potencial que não podemos explorar por conta desse descaso. O mínimo é que fossemos informados dessa incompatibilidade. Até porque não é todo usuário linux que é usuário avançado o suficiente para lidar com todas as possibilidades de patchs que existem pra tentar resolver a situação. Eu mesma, ainda usando já há sete anos, não tenho nem o conhecimento nem o tempo para explorar tantas soluções a fim de conseguir usar o sistema da minha preferência.

É lamentável, estive atormentada com a possibilidade de ter que voltar a usar Windows, ainda mais agora que a atualização da Zorin para o Ubuntu 20.04 está para ser lançada e fiquei apaixonada pela interface da versão beta que lançaram rs

De toda forma amigos, acabei encontrando uma solução pouco usual para a situação. Meu irmão que é usuário Windows (mesmo com todas minhas tentativas para o contrário rs) estava tambem para comprar um notebook novo e queria comprar justamente este lenovo nas mesmas configurações que comprei. Acabamos por fazer um bem bolado e ele comprou uma máquina da Dell para mim e ficará com a minha. A grande questão é que agora preciso reinstalar o Windows para entregar para ele e nunca na minha vida fiz tal coisa rs. Formatar um note para Windows para mim é tipo andar de costas, absolutamente contraintuitivo rs

Vocês teriam como me dar alguma orientação? Porque a própria assistência da lenovo por hora sumiu dessa conversa. Eu não sei se, tendo adquirido essa máquina lenovo  com Windows original, tenho acesso ao sistema para reinstalação. Não sei de onde tirar a imagem para criar um pen drive. Sinceramente, estou perdida rs

Com tudo, faço eco aos seus comentários enormemente, não comprarei mais da marca e nem recomendarei a ninguém. Espero que a lenovo se disponha a oferecer o suporte que a comunidade linux merece ou, minimamente, informar os consumidores de que estão comprando uma máquina e o windows ao mesmo tempo. É de fato de ficar sem palavras...

Seguimos nessa jornada, agradeço sempre as trocas, é bom ter com quem trocar sobre essa situação absurda que nos encontramos...

Resposta

Diretrizes da comunidade

Revise nossas diretrizes antes de publicar.

Saber mais

Confira as ofertas atuais!

Ir para a Loja
X

Salve

X

Excluir

X

No, I don’t want to share ideas Yes, I agree to these terms