cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Responder
brunosilvalee
Blue Screen Again
Envios: 34
Exibições: 827
Mensagem 51 de 228

Re: Bug de som - Nougat

Faça isso mesmo, ligue para a Motorola e registre a reclamação, e ele vai lhe informar que já estao trabalhando num update para corrigir o problema! E como eu disse, a assistência não vai resolver nada, vão trocar tua placa para uma que está no Android 6, e quando você for atualizar vai voltar o bug...

Lamentável por ser um aparelho tão caro, e tem umas especificações tão boas, está com um update bugado...

E também não pretendo fazer root, não quer jamais perder a garantia...

Celular já é caro, e sem garantia pior ainda, o conserto e mega caro!

Vou esperar esse update!

fabiocese
Punch Card
Envios: 64
Exibições: 818
Mensagem 52 de 228

Prezados,

Já enviei um questionamento por escrito para a Motorola, nos moldes que acima descrevi.

Quando tiver uma resposta deles volto aqui para divulgar, ok?

Abraços.
brunosilvalee
Blue Screen Again
Envios: 34
Exibições: 811
Mensagem 53 de 228

Ótimo Fábio, estamos aguardando essa resposta!
Obrigado pela força desde já!
fabiocese
Punch Card
Exibições: 798
Mensagem 54 de 228

Prezados, 

Estou transcrevendo abaixo a resposta que tive do suporte da Motorola - não é satisfatória, a meu ver. Mas que pelo que vejo é preciso que todos nós entremos em contato com a Motorola para reclamarmos e pressionarmos a empresa a enviar soluções para o problema.

Vejam abaixo:

Assunto
Problemas de Som - Ref. Incidente: 170221-000952

Encadeamento de Discussão
 Resposta Via e-mail (Johnny)14/03/2017 01:06 p.m.
Bom dia, João Fabio Cese!

Meu nome é Johnny. Sou seu representante na familia Moto Z.

Responda suas questões;

1) Devo proceder à atualização para o Nougat, assumindo que a simples troca de placa tenha resolvido o problema, mesmo com o testemunho de usuários que fizeram o mesmo e retornaram ao problema após a atualização?
R: Recomendamos sempre efetuar todas as atualizações de sistema que forem disponibilizadas para você.
2) Caso realmente esteja ocorrendo o problema vocês então me recomendariam por enquanto permanecer no android 6.01?
R: Fica a sua escolha efetuar a atualização ou não. É nossa recomendação que seja feita.
3) A Motorola reconhece que realmente se trata de um problema de software?
R: Não temos nenhum anúncio oficial a respeito desse problema. Inclusive estou, nesse momento, enviando um aparelho para nossos engenheiros uma mensagem para questionar a cerca dessa informação.

Não são todos os aparelhos que estão tendo esse problema, inclusive é uma parcela muito baixa que tem entrado em contato conosco informando sobre isso. Eu mesmo tenho um aparelho Moto Z Play que se encontra atualmente no Android Nougat e ele está com áudio normal, assim com o de alguns colegas de equipe. Mas de qualquer forma estou encaminhando aos nossos engenheiros uma mensagem para verificarmos a respeito disso.

Att. Johnny
Nível 2 Técnico Motorola.

Cliente Por Formulário Web (João Fabio Cese)13/03/2017 06:02 p.m.
Prezados,

Conforme me foi orientado em meu contato anterior (Incidente: 170221-000952), a fim de solucionar o problema do baixo nível de áudio após a atualização de meu Moto Z Play para o Android 7.0 Nougat, levei meu aparelho à assistência técnica da Motorola na Av. Angélica, em São Paulo-SP, e ali me foi informado que deveria ser trocada a placa principal do equipamento.
Uma vez feito isso, o áudio voltou ao nível normal (embora, pelo que vi a posteriori, esteja com ruídos e vibrando nos graves, coisa que não pude constatar ao retirar o aparelho devido ao barulho dentro do recinto).
Neste meio tempo, dentro do próprio fórum da Motorola, tive contato com colegas com exatamente o mesmo problema que o meu, sendo que um deles, inclusive, já havia por duas vezes trocado a placa de seu aparelho, resultando em que o mesmo ficava com o som perfeito ao ser retirado (pois estava sob o Android original, 6.01), mas logo ao ter sua atualização para o Nougat o mesmo problema de áudio baixo retornou.
Constatado isso, não estou permitindo que meu aparelho, agora com a "nova" placa, faça o upgrade para o Nougat, pois tenho o receio do reaparecimento do defeito que irá me subtrair de características que muito aprecio, como por exemplo as informações e chamadas em viva voz que recebo quando estou dirigindo, sem pegar no equipamento, e que passo a não mais conseguir fazê-lo devido ao baixo nível do áudio.
Assim gostaria de lhes fazer algumas perguntas:
1. Devo proceder à atualização para o Nougat, assumindo que a simples troca de placa tenha resolvido o problema, mesmo com o testemunho de usuários que fizeram o mesmo e retornaram ao problema após a atualização?
2. Caso realmente esteja ocorrendo o problema vocês então me recomendariam por enquanto permanecer no android 6.01?
3. A Motorola reconhece que realmente se trata de um problema de software?
4. Caso positvo:
a) O problema está ocorrendo em todos os aparelhos, ao menos aos fabricados aqui no Brasil?
b) Qual é o prazo para a solução deste problema, ou seja, o prazo para recebermos uma atualização para sua solução, para que possa ser divulgado aos usuários do equipamento?

Agradeço desde já sua atenção sobre o assunto, e aguardo para o mais breve possível suas respostas.

Atenciosamente,

João Fabio Cese

[---001:003560:03698---]

Penso que o técnico "saiu pela tangente" ao responder minhas questões. E, como vimos, furtou-se de dar qualquer prazo de resolução - pior, nem disse se haverá solução. Porém, como já falei, acredito que cada um de nós que estamos com o problema temos que entrar em contato via e-mail ou telefone (preferencialmente via e-mal, para ficar documentado) para que a empresa possa ver que não são tão poucos assim que vivenciam a falha. 

De minha parte vou tentar falar mesmo com esse técnico que me deu a resposta e discutir melhor isso. E acredito que todos nós deveríamos fazer estes questionamentos sempre mencionando que conhecem outros que têm o mesmo problema e exatamente com os mesmos sintomas, porque só assim saberão que precisamos não de paliativos, mas da falha identificada e solucionada. E que não são tão poucas pessoas que têm esse incômodo. Se for problema de determinado lote dos aparelhos, porque então não fazem um "recall", retirando do mercado as placas que apresentam este problema? Não seria mais fácil?

É essas coisas que ainda vou perguntar, e volto a falar com todos.

Abraços.

wall_enix
Fanfold Paper
Envios: 41
Exibições: 794
Mensagem 55 de 228

Vc entrou por contato telefônico ou email? Se tiver um email, passa aí. Já reclamei pelo telefone, não foi muito diferente dessa resposta aí. A gente tem que encher eles de reclamações por todos os meios possíveis. 

fabiocese
Punch Card
Exibições: 787
Mensagem 56 de 228

Prezados,

Usei o link abaixo para enviar a mensagem à Motorola:

https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/prod_ask/

Mas também pode ser usado o seguinte endereço de e-mail (que não sei se vai dar exatamente no mesmo lugar):

motorola_brasil@custhelp.com

Solicitei falar com o técnico que me deu a resposta. Vamos ver se temos algum sucesso.

Abraços.

fabiocese
Punch Card
Exibições: 760
Mensagem 57 de 228

Prezados,

Ontem à noite estive num shopping perto de casa onde tem um stand da Motorola. Lá tinha um Moto Z Play em demo, e tive a curiosidade pegar o mesmo e verificar em que versão estava rodando.

Pois bem, estava com o Nougat 7.0, NPN25.137-15-2 e NÃO TINHA problemas de som. Tinha uma música disponível que coloquei para tocar no Google Play e o som vinha alto, mesmo após algum tempo.

Como é sabido que o Moto Z Play vem de fábrica com o 6.01, aquele que estava em demo provavelmente tinha sofrido atualização (aquele stand faz um bom tempo que está lá, deve ser o mesmo aparelho que tinha desde o começo).

Por que estou colocando isso? Porque, de certa forma, isto vem ao encontro de minha teoria: há um lote de placas ou componentes do Moto Z Play que foram fabricados com peças que apresentam o problema após a atualização. As peças em si não são defeituosas, mas há algo, provavelmente firmware, que apresenta o bug quando da aplicação do novo android, em algo específico dele em relação ao som. 

Isto obviamente não retira em nada a obrigação da Motorola em sanar o defeito, fazer um "recall" dos aparelhos que tem esse problema, ou seja lá o que for. Vejam bem: se eles pegarem alguns aparelhos com o defeito (e eles devem ter vários) e analisarem o que eles têm em comum, podem descorbrir de onde vêm o problema, ver quais IMEIs são atingidos por ele e fazer um recall ou apresentar uma solução específica para o problema. Nada de complicado, porque a indústria automobilística vive fazendo isso.

Estou enviando uma foto que tirei das especificações técnicas do Android do aparelho que mencionei. Aqueles que puderem, comparem as especificações (banda base, kernel, patch) e vejam se bate com o de vocês - que apresentam o defeito. Aí vamos ver se podemos argumentar melhor com a Motorola. Não vamos desistir de forçá-los a nos dar uma solução confiável, não simplesmente "trocar a placa" e cair na loteria.

Abraços...

wall_enix
Fanfold Paper
Exibições: 753
Mensagem 58 de 228

O meu é diferente, é mais atual, aparentemente. 

fabiocese
Punch Card
Exibições: 742
Mensagem 59 de 228

Então, wall_enix,

Esta especificação é igual à de um outro Moto Z Play que vi na Fastshop. Não mencionei este porque ele estava com aquele "snap" da caixa de som conectado (não dava pra separar), então era impossível ver se funcionava ou não o áudio normal.

Mas diga duas coisas: você chegou a trocar a placa do aparelho alguma vez por causa do problema? Outra, essa versão do Nougat veio "direto" do 6.01 ou é uma atualização do Nougat inicial? Porque (parece) esta versão NPN25.137-24-1 veio como "patch" para resolver um problema com o som baixo em notificações (parece um caso como o nosso, alguns aparelhos estavam com o som das notificações muito baixo - mas sem problemas com o áudio).

De todo jeito obrigado pela resposta rápida!
wall_enix
Fanfold Paper
Exibições: 737
Mensagem 60 de 228

Então, o meu aparelho veio com a versão 6.0.1 e depois atualizou para a versão anterior do Nougat, onde surgiu esse problema do som de mídia. Não lembro se tinha problema no som de notificação porque a maior parte do tempo, eu deixo o celular só vibrando. Pouco depois, veio  essa última atualização que prometia resolver o problema do som de notificação, porém o problema de som de mídia persistiu. Eu levei o aparelho na assistência 3 vezes, mas ainda estava na versão 6.0.1 e foi por outro problema, a tela estava apagando a menor pressão, a segunda vez que levei foi por uma falha no sensor de proximidade que ficava permanentemente ativado e não deixava usar viva voz, a terceira foi porque o problema anterior persistiu e foi quando ele veio atualizado para a versão anterior do Nougat e já com esse problema de som. O problema do sensor de proximidade aparentemente sumiu, mas o som de mídia. 

Se eles tivessem trocado a placa, teriam avisado e estaria na nota, certo? Mas não é o caso. 

Autores com kudos principais