Bem-vindo aos nossos fóruns, onde nos ajudamos. Precisa de ajuda? Visite nosso suporte aqui.

Comunidade Lenovo

Notebooks LenovoNotebooks B e G
Todos os tópicos do fórum
Opções

20 Postagens

03-19-2021

Brazil

144 Signins

325 Visualizações de página

• Postagens: 20
  • Local: Brazil
  • Visualizações: 325
  • Message 1 of 2

Lenovo G-4080 | RAID 0 com Drive Caddy | É possível?

2021-03-19, 4:13 AM

Caros,

Instalei um SSD secundário utilizando um Drive Caddy no lugar do leitor de DVD a fim de estender a vida do equipamento.

Estou procurando meios de fazer um RAID 0,  mas aparentemente não há controladora e na Bios não existe (ao menos habilitada) a opção RAID. Me parece que alguma das pontes (Chipset Norte ou Sul) suporta esse esquema, porém parece não estar habilitado, apenas...

Já no S.O (Windows 10) e na página de download existe driver para o Intel Rapid Storage Technology (IRST), o que me leva a pensar que há um meio de fazer/acessa a matriz dos discos (alguma controladora) via Command Line (?), Free Dos (?), CLI Intel (?) para depois instalar o S.O.

Alguém me ajuda?

Specs

Lenovo G-4080

Intel Core i5 5200u (2.2 a ~ 2.7 tb)

16gb ram (2x8)

SSD Crucial (2x120)

AMD HD 8500m (2gb)

Resposta
Opções

20 Postagens

03-19-2021

Brazil

144 Signins

325 Visualizações de página

• Postagens: 20
  • Local: Brazil
  • Visualizações: 325
  • Message 2 of 2

Re:Lenovo G-4080 | RAID 0 com Drive Caddy | É possível?

2021-03-26, 17:29 PM

Olá pessoal,

Se você quer mais desempenho no seu computador trago aqui a resposta para minha própria pergunta... SIM, É POSSÍVEL COM LINUX UTILIZANDO UMA FERRAMENTA NATIVA DO SISTEMA CHAMADA LVM!

Para Windows existe uma ferramenta chamada LDM, porém é (até onde consegui pesquisar) utilizada praticamente em sistemas servidores e necessita de certas condições... Instalar o Windows em RAID 0 via software em desktops/portáteis ainda não é uma realidade prática (ao menos conhecida por mim).

A implementação abaixo foi feita em um notebook Lenovo G-40-80.

Sem delongas, vamos para as informações úteis.

Não me responsabilizo por qualquer mal funcionamento de hardware ou perda de dados.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

1° - O que é um drive Caddy e como escolher corretamente:

https://suporte.bringit.com.br/hc/pt-br/articles/224426668-Como-escolher-o-Caddy-certo-para-o-notebook-

2° - O que é RAID 0:

https://www.youtube.com/watch?v=NZSd3flFe0w

3° - O que é LVM e configuração de como fazer (você precisará de uma mídia de instalação do sistema Linux): https://help.ubuntu.com/community/StripedVolumeHowTo

4° - Configuração do sistema após implementação/configuração do LVM:

LVM configurado em modo Striping

5° - Velocidade de gravação no modo striping:

R/W dos discos em Striping utilizando LVM

Espero que outros usuários possam utilizar a adaptação como forma de maximizar e prolongar a vida útil de seus equipamentos.

Dúvidas ou melhorias no post, comentem ou me chamem no privado.

Valeu!

Resposta

Diretrizes da comunidade

Revise nossas diretrizes antes de publicar.

Saber mais

Confira as ofertas atuais!

Ir para a Loja
X

Salve

X

Excluir

X

No, I don’t want to share ideas Yes, I agree to these terms