Comunidade Lenovo

Notebooks LenovoNotebooks Lenovo IdeaPad e Flex Knowledge Base

Ideapad 310/320 - É possível fazer upgrades?

Ideapad 310/320 - É possível fazer upgrades?

Fala galerinha, tudo bem?

Devido ao grande volume de dúvidas sobre upgrades nessas máquinas, resolvi fazer este artigo para vocês.

Primeiramente, vamos falar um pouco sobre upgrades.

O que é um Upgrade?

Nada mais é do que a atualização do Hardware ou Software de uma máquina (aqui falaremos sobre Hardware).

Ao realizar um upgrade, perco minha garantia?

Não. A garantia não é perdida, desde que o upgrade seja realizado da maneira correta, ou seja, se houver a necessidade de utilizar sua garantia e for detectado algum dano decorrente do upgrade, aí sim a garantia não cobrirá o produto, do contrário, fique à vontade para deixar a máquina com a sua cara!

Pra que serve o Upgrade?

Geralmente os upgrade são realizados por aqueles que buscam um aprimoramento no desempenho ou nas funções de sua máquina.

E aí Jorge, posso ou não realizar um upgrade no meu Idea 310/320?

Sim galera, é sim possível realizar o upgrade de alguns componentes do seu Ideapad 310/320, já adianto que não são todos os componentes que podem ser atualizados, sendo assim, segue abaixo as opções de upgrade:

• HD
  • SSD
  • Memória RAM
  • Leitor Óptico

Ah Jorge, mas eu consigo fazer um upgrade de processador ou placa de vídeo?

Na maioria dos casos não é possível realizar tal upgrade pelo fato de cada processador ocupar um espaço físico diferente e o simples motivo de a grande maioria deles já virem soldados na Placa Mãe, impossibilitando esse upgrade. No caso das placas de vídeo, seguem o mesmo princípio do processador (espaço físico e geralmente são soldadas na placa).

Certo Jorge, mas o que eu posso fazer para aprimorar o desempenho do meu Lenovo?

Há diversas opções que podem melhorar o desempenho da sua máquina, vou citar algumass delas aqui e as características.

• Troca do HD por um SSD
    • É possível substituir o HD por um SSD e até mesmo utilizar a memória de forma híbrida (HD e SSD), porém essa segunda opção inviabiliza o uso de um Leitor Óptico. Para realizar esse upgrade será necessário um adaptador caddy.
  • É possível colocar um HD com memória maior
    • É possivel adicionar um HD com maior memória por exemplo substituir um HD de 500Gb por um de 1TB (HD padrão para notebooks).
  • É possível aumentar a memória RAM
    • Alguns dos modelos do Idea 310/320 possuem mais de um slot de memória RAM e nesses casos é possível adicionar um pente extra de memória (é interessante confirmar até quanto a sua placa comporta de memória, alguns modelos até 16GB). 
    • Alguns dos modelos só possuem um slot de memória e em alguns casos essa memória é soldada, nesse caso exclusivo não será possível realizar o upgrade.
    • Outros modelos apesar de possuirem apenas 1 slot a memória não é soldada, nesses casos é possível aumentar a memória comprando um pente maior do que o que já está inserido.
  • É possível adicionar um leitor de CD/DVD
    • A maioria dos modelos do Idea 310/320 não possuem leitores ópticos e nesse caso é sim possível adicionar um leitor (vale ressaltar que isso inviabilizará o uso de uma memória híbrida).
    • Basta adquirir um leitor padrão para notebooks.

Jorge, ao trocar meu HD por um SSD, poderei receber uma mídia de Instalação do Windows?

Não poderemos enviar a mídia de recuperação, já que a mesma só pode ser enviada para as peças originais do aparelho, mas não se preocupem, vocês podem realizar a clonagem do HD ou até mesmo criar sua própria mídia de Instalação do sistema: Link.

Espero ter tirado todas as dúvidas referentes a upgrades nesses modelos!

Abraços do Tio Jorge!

;)

Essa informação foi útil?

Yes Não

Comentários

MarceloBixcoito On 2017-08-29, 14:16 PM

Ótimas informações, muito obrigado por ajudar!!!!!!!!!

mira_13 On 2017-08-29, 14:26 PM

:smileywink:

MoniqueLJ On 2017-08-30, 3:23 AM

Então... eu comprei o Ideapad 320 (0001BR). Já vi com o suporte Lenovo quais são os up grades possíveis para esse modelo. A questão é (não obtive resposta pelo suporte): a tampa fictícia do drive de DVD não tem nada e a tampinha "frente" não é destacável, ou seja, comprando um caddy ELE FICA COM UM BURACO pois a tampa além de não ser do mesmo tamanho é preta (e NÃO EXISTE PRATA). Vi em vídeo de uma pessoa que tem IdeaPad 320 15" pois não tenho "coragem" de abrir o meu! Se colocar com caddy ficará o buraco, não tem jeito.

Conclusão:

1 - Tem como prender o SSD neste suporte fictício de DVD (fazer ele de caddy) e conectar por lá com cabo sata? 

2 - Qual é o cabo sata ideal? Ele precisa do sata de dados + sata de energia ou um só basta? Qual (energia ou dados)?

3 - Se for possível itens 1 e 2, desejo fazer colocando o SSD (instalo só os programas pesados) ali e não mexer em nada do que veio de fábrica, só depois (talvez) de terminar a garantia.

4 - Agora existem os de 7mm. 9,5 e 7mm (sei que 12,5 não é). O de 7mm caberia nele ou só o de 9,5mm?

5 - A Lenovo recomenda alguma marca de SSD? Pergunto pois esse nos EUA (320S) já vem com SSD.

Fico no aguardo das respostas.

Jorge_Lenovo On 2017-08-30, 12:52 PM

Oi MoniqueLJ, tudo bem?

Poderia abrir um tópico sobre as dúvidas?

É mais interessante para discutir por lá!

;)

EdU65 On 2017-08-30, 16:13 PM

Jorge,

Ficou muito bom, parabéns.

Jorge_Lenovo On 2017-08-30, 16:19 PM

Obrigado meu amigo @EdU65!

;)

Jvcosta On 2017-09-04, 14:38 PM

Parabéns! muito esclarecedor

Jorge_Lenovo On 2017-09-05, 12:52 PM

Valeu @Jvcosta

rbambiental On 2017-10-10, 14:55 PM

Assunto: Unidade Ótica Fictícia - Lenovo 320

Bom dia, adquiri o Lenovo 320 e o produto veio com a unidade ótica fictícia (gaveta falsa). Ao ler o Manual específico da Série 320, notei que o mesmo apresenta o desenho universal com a unidade ótica e descreve a observação "alguns modelos possuem unidade ótica fictícia". Somente com o Guia do usuário não é possível identificar qual modelo possui a unidade ótica. Ao questionar a Lenovo em rede social, a mesma informa que NENHUM modelo da série 320 no Brasil possui a unidade ótica real. Ao pesquisar na Lenovo Internacional, identifiquei que os modelos 320 vendidos fora do país possuem a unidade ótica. A solução para o meu caso seria adquirir e fazer o upgrade. fui indicado a ligar no 0800 televendas da Lenovo Brasil, porém informaram que não comercializam o referido produto. Até o momento não sei como solucionar esse problema. Pesquisando na internet encontrei um produto que possivelmente se encaixa no notebook 320, é o DVD modelo: 43N3292 EAN: 4560209696184. Seria esse o produto compatível? Alguém sabe como adquirir?

Diretrizes da comunidade

Revise nossas diretrizes antes de publicar.

Saber mais

Confira as ofertas atuais!

Ir para a Loja

Autores com mais kudos na comunidade em inglês

Ver tudo