Bem-vindo aos nossos fóruns, onde nos ajudamos. Precisa de ajuda? Visite nosso suporte aqui.

Comunidade Lenovo

Notebooks LenovoNotebooks Lenovo IdeaPad e Flex
Todos os tópicos do fórum
Opções

18 Postagens

01-16-2018

Brazil

87 Signins

403 Visualizações de página

• Postagens: 18
  • Local: Brazil
  • Visualizações: 403
  • Message 1 of 17

Ideapad 320 Dicas_Upgrade

2018-07-23, 17:21 PM

Fala amigos do fórum! Estou com meu Ideapad há 6 meses e, como a maioria aqui, tive muitas dúvidas. Fiz esse tópico pra sanar algumas delas e pedir uma explicação sobre outra que até agora não me responderam... Meu modelo é o 80yh0007BR

Vamos lá! 

1° - Todos sabem que não perde a garantia ao abrir e mudar componentes como memória RAM, HDD, inserir SSD, etc, desde que não causem nenhum dano nos componentes. Por isso, fique atento com a estática e lembre de desconectar a bateria para os procedimentos.

2° - Deveria até ser o primeiro. Se o teu HDD faz aquele barulho de agulha, LIGUE AGORA PARA O SUPORTE! Peça a troca imediata dele. Eu ia fazer isso mas não deu tempo, ele simplesmente pifou! Não quer perder as informações que estão nele? Faça o backup e mande para a assistência, URGENTE!

3° - Vai trocar o HDD por SSD? Você pode  aproveitar a baia onde ficaria o leitor de CD/DVD para isso. Indico que coloque o HDD na baia de DVD e o SDD na baia principal. Para ficar com acabamento bem feito, use a peça que vem na baia de DVD, e que vou chamar de Caddy Fake aqui. Caso prefira usar um caddy comprado, a medida é de 9mm. Se for usar o Caddy Fake, pode usar a placa de 12mm ou de 9mm que vem em seus respectivos caddys, sendo que a de 12mm dizem ser mais adequada. Eu usei de 9mm com pequenas adaptações e ficou excelente.

4° - Está tudo pronto para colocar o SSD? Clone o HDD. Vai facilitar muito não ter que instalar o Windows do zero e evita aquela pergunta: "Como faço pra ativar o Windows?" (A licença fica na BIOS) Pode usar qualquer software que faça o serviço. Eu usei o Migration da Samsung pois coloquei um 850 EVO 500GB.

5° - Depois de colocar o SSD devidamente, com SO instalado e tudo certo, com o notebook iniciando já por ele, abra o "Meu Computador" e formate a unidade onde está instalado o Windows no HDD. Não mexa na partição "LENOVO". Se precisar enviar para assistência, é só clonar o SSD para o HDD na partição que você formatou, pois a Lenovo pede que seja enviado com as configurações iniciais, incluindo o Windows.

6° - Já li muita coisa sobre a entrada USB-C aqui no fórum e, a maioria contraditória. Então vamos deixar claro: A USB C do Ideapad 320 não é 3.0, ela é 3.1 Geração 1. Resumindo, é uma USB 3.0 melhorada, mas não faz tudo que a 3.1 deveria fazer, como Thunderbolt e velocidades absurdamente maiores.

7° - Mas então, pra que posso usar essa Tipo C? Pode usar para Hubs, monitor, velocidades maiores (não absurdas) de transferência (com dispositivos compatíveis), etc.

8° - Upgrade de MEMÓRIA RAM! Esta aí um item que eu preciso de ajuda. Vou passar o que sei e depois a pergunta.

Esse modelo, igual ao meu, vem com 8gb de Ram. Posso dizer sem medo que nos outros modelos o procedimento é o mesmo: 4gb de RAM soldados. Nesse caso, fica um slot para que o usuário possa trocar a memória que veio (no modelo 7BR por exemplo) por um outro pente. Dica: use a mesma frequência da soldada, 2133, pois, mesmo que a frequência seja maior no pente novo, vai funcionar a frequência menor SEMPRE. Não quer dizer que não possa colocar um pente de frequência 2400 mas, vai gastar mais e ainda pode ter alguns erros no sistema por conta disso.

Como a memória é soldada em 4gb, se colocar um pente de 8gb perde o Dual Channel... mas é um assunto a se debater, visto que o desempenho em Dual não é tão maior em determinadas tarefas e mesmo a diferença de tamanho não impede diretamente o Dual, vale aí uma pesquisa sobre o assunto.

É isso aí que lembro de informação até o momento.

Agora vem a pergunta:

Esse modelo é com 4gb de RAM soldado, mas permite upgrade até 16gb de RAM. Alguém me explica como faço pra colocar um pente de 12gb? Nem no manual de peças do produto coloca como compatível um pente desse. Alguém por acaso já viu um pente de 12gb??? Gostaria que alguém da Lenovo se pronunciasse...

OBS: Acabei de ligar no suporte Lenovo e me informaram que a placa aceita até 20gb de RAM, diferente do que é informado pelas vendedoras. Sendo assim, só colocar um pente de 16gb ($$$$$).

Resposta
Opções

3183 Postagens

07-03-2018

Brazil

6362 Signins

35503 Visualizações de página

• Postagens: 3183
  • Visualizações: 35503
  • Message 2 of 17

Re: Ideapad 320_Upgrade

2018-07-24, 13:57 PM

escreveu:

Fala amigos do fórum! Estou com meu Ideapad há 6 meses e, como a maioria aqui, tive muitas dúvidas. Fiz esse tópico pra sanar algumas delas e pedir uma explicação sobre outra que até agora não me responderam... Meu modelo é o 80yh0007BR

Vamos lá! 

1° - Todos sabem que não perde a garantia ao abrir e mudar componentes como memória RAM, HDD, inserir SSD, etc, desde que não causem nenhum dano nos componentes. Por isso, fique atento com a estática e lembre de desconectar a bateria para os procedimentos.

2° - Deveria até ser o primeiro. Se o teu HDD faz aquele barulho de agulha, LIGUE AGORA PARA O SUPORTE! Peça a troca imediata dele. Eu ia fazer isso mas não deu tempo, ele simplesmente pifou! Não quer perder as informações que estão nele? Faça o backup e mande para a assistência, URGENTE!

3° - Vai dar trocar o HDD por SSD? Vo certo pode aproveitar a baia onde ficaria o leitor de CD/DVD para isso. Indico que coloque o HDD na baia de DVD e o SDD na baia principal. para ficar com acabamento bem feito, use a peça que vem na baia de DVD, e que vou chamar de Caddy Fake aqui. Caso prefira usar um caddy comprado, a medida é de 9mm. Se for usar o Caddy Fake, pode usar a placa de 12mm ou de 9mm que vem em seus respectivos caddys, sendo que a de 12mm dizem ser mais adequada. Eu usei de 9mm com pequenas adaptações e ficou excelente.

4° - Está tudo pronto para colocar o SSD? Clone o HDD. Vai facilitar muito não ter que instalar o Windows do zero e evita aquela pergunta: "Como faço pra ativar o Windows?" (A licença fica na BIOS) Pode usar qualquer software que faça o serviço. Eu usei o Migration da Samsung pois coloquei um 850 EVO 500GB.

5° - Depois de colocar o SSD devidamente, com SO instalado e tudo certo, com o notebook iniciando já por ele, abra o "Meu Computador" e formate a unidade onde está instalado o Windows no HDD. Não mexa na partição "LENOVO". Se precisar enviar para assistência, é só clonar o SSD para o HDD na partição que você formatou, pois a Lenovo pede que seja enviado com as configurações iniciais, incluindo o Windows.

6° - Já li muita coisa aqui sobre a entrada USB-C aqui no fórum e, a maioria contraditória. Então vamos deixar claro: A USB C do Ideapad 320 não é 3.0, ela é 3.1 Geração 1. Resumindo, é uma USB 3.0 melhorada, mas não faz tudo que a 3.1 deveria fazer, como Thunderbolt e velocidades absurdamente maiores.

7° - Mas então, pra que posso usar essa Tipo C? Pode usar para Hubs, monitor, velocidades maiores de (não absurdas) de transferência (com dispositivos compatíveis), etc.

8° - Upgrade de MEMÓRIA RAM! Esta aí um item que eu preciso de ajuda. Vou passar o que sei e depois a pergunta.

Esse modelo igual ao meu vem com 8gb de Ram. Posso dizer sem medo que nos outros modelos o procedimento é o mesmo: 4gb de RAM soldados. Nesse caso, fica um slot para que o usuário possa trocar a memória que veio (no modelo 7BR por exemplo) por um outro pente. Dica: use a mesma frequência da soldada, 2133, pois, mesmo que a frequência seja maior no pente novo, vai funcionar a frequência menor SEMPRE. Não quer dizer que não possa colocar um pente de frequência 2400 mas, vai gastar mais e ainda pode ter alguns erros no sistema por conta disso.

Como a memória é soldada em 4gb, se colocar um pente de 8gb perde o Dual Channel... mas é um assunto a se debater, visto que o desempenho em Dual não é tão maior em determinadas tarefas, vale aí uma pesquisa sobre o assunto.

É isso aí que lembro de informação até o momento.

Agora vem a pergunta:

Esse modelo é com 4gb de RAM soldado, mas permite upgrade até 16gb de RAM. Alguém me explica como faço pra colocar um pente de 12gb? Nem no manual de peças do produto coloca como compatível um pente desse. Alguém por acaso já viu um pente de 12gb??? Gostaria que alguém da Lenovo se pronunciasse...

OBS: Acabei de ligar no suporte Lenovo e me informaram que a placa aceita até 20gb de RAM, diferente do que é informado pelas vendedoras. Sendo assim, só colocar um pente de 16gb ($$$$$).

Olá  Anderson640

A especificações do seu produto é 8GB (4GB soldado + 4GB slot DDR4 2133MHz) com expansão máxima de memória de até 16 GB. 

Sendo assim não suporta 20GB, vou deixar o Link do Manual de Hardware página 71, para você verificar os modelos compatíveis com o seu produto.

Espero que tenha ajudado ;)

Marque o Post como SOLUÇÃO ACEITA se consegui te ajudar, fazendo com que mais pessoas cheguem à informação!

Clique em Kudos se te ajudou!
Mensagens privadas que não foram solicitadas, não serão respondidas.

“Pronto para ajudar, quando você precisar” #SuporteLenovo

Portuguese Community Supervisor

Deutsche Community Comunidad en Español English Community Русскоязычное Сообщество

Resposta
Opções

18 Postagens

01-16-2018

Brazil

87 Signins

• Message 3 of 17

2018-07-24, 16:37 PM

Oi Andressa,

Quem me passou essa informação dos 20gb de RAM foi o suporte telefônico de vocês. Para conferir, utilizei o CrucialScan, disponível no site da Crucial, e tive a mesma resposta sobre a capacidade máxima de Ram da placa. Mas, supondo que vc esteja certa e eles errados, como chegaria nos 16gb de RAM, sabendo que não existe pente de 12gb e que só existe um slot para intercambiável? 

Aproveitando, qual a especificação da memória soldada, além da frequência? 

Resposta
Opções

3183 Postagens

07-03-2018

Brazil

6362 Signins

• Message 4 of 17

2018-07-24, 17:18 PM

escreveu:

Oi Andressa,

Quem me passou essa informação dos 20gb de RAM foi o suporte telefônico de vocês. Para conferir, utilizei o CrucialScan, disponível no site da Crucial, e tive a mesma resposta sobre a capacidade máxima de Ram da placa. Mas, supondo que vc esteja certa e eles errados, como chegaria nos 16gb de RAM, sabendo que não existe pente de 12gb e que só existe um slot para intercambiável? 

Aproveitando, qual a especificação da memória soldada, além da frequência? 

Realmente houve um equivoco da minha parte, e esse equipamento suporta até 20GB, se você inserir um pente de 16GB.

Vou solicitar a atualização do manual na qual informam que a capacidade máxima é de 16GB.

Visto que não possuí um pente de memória de 12GB a Lenovo disponibiliza a capacidade para que você possa colocar um pente de 16GB que totalizam 20GB Ram (4GB soldado + 16GB slot DDR4 2133MHz).

Abraços Amigo :)

Deutsche Community Comunidad en Español English Community Русскоязычное Сообщество

Resposta
Opções

18 Postagens

01-16-2018

Brazil

87 Signins

• Message 5 of 17

2018-07-24, 17:38 PM

Obrigado por confirmar Andressa! Mas você consegue me dizer qual as especificações da memória soldada, além da frequência? 

Resposta
Opções

3183 Postagens

07-03-2018

Brazil

6362 Signins

• Message 6 of 17

2018-07-24, 18:28 PM

escreveu:

Obrigado por confirmar Andressa! Mas você consegue me dizer qual as especificações da memória soldada, além da frequência? 

As especificações é DDR4 Sodimm com frequência de 2133 MHz.

Abraços ;)

Resposta
Opções

18 Postagens

01-16-2018

Brazil

87 Signins

• Message 7 of 17

2018-07-24, 18:32 PM

Mas a frequência eu já sei... ?

Quero saber a latência. CL, CAS, etc...

Vcs tem essa informação? 

Resposta
Opções

3183 Postagens

07-03-2018

Brazil

6362 Signins

• Message 8 of 17

2018-07-24, 19:20 PM

escreveu:

Mas a frequência eu já sei... ?

Quero saber a latência. CL, CAS, etc...

Vcs tem essa informação? 

Ah agora eu entendi :)

Vou verificar com o pessoal de engenharia, pois essa informação não está especificada no manual.

Em breve eu volto e informo!

Até breve ;)

Resposta
Opções

7 Postagens

09-06-2019

Brazil

26 Signins

211 Visualizações de página

• Postagens: 7
  • Visualizações: 211
  • Message 9 of 17

2019-09-06, 18:49 PM

Meu notebook da uns apagões de vez enquando! E faz o barulho de agulha, @Anderson640.

O HD passa a não ser reconhecido pela BIOS, tenho que reiniciar pra voltar a usar.

Entrei em contato como suporte durante a garantia sobre esse problema, mas a garantia já acobou. Ainda tenho direito a troca do HD?

O equipamento nunca foi aberto!

Resposta
Opções

7 Postagens

09-06-2019

Brazil

26 Signins

211 Visualizações de página

• Postagens: 7
  • Visualizações: 211
  • Message 10 of 17

2019-09-06, 18:50 PM
Qual a resposta?
Resposta

Diretrizes da comunidade

Revise nossas diretrizes antes de publicar.

Saber mais

Confira as ofertas atuais!

Ir para a Loja
X

Salve

X

Excluir

X

No, I don’t want to share ideas Yes, I agree to these terms