cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Responder
romuloduque
Fanfold Paper
Envios: 8
Exibições: 756
Mensagem 11 de 16

Re: SSD Yoga 520 - Bios - Boot - Configuração

Fiz o que você disse, instalei direto do USB o Windows no SSD sem o HD...

Deu certo mesmo com a configuração padrão ds BIOS... Em RST...

Isso prejudica o desempenho?

Precisa realmente mudar?

O HD nativo está com várias partiçõe de coisas da Lenovo... Menor deixar né? A partição de sistema eu posso formatar, né?

Abraço, desculpe a encheção...

Anonymous_User
Não aplicável
Envios: 0
Exibições: 755
Mensagem 12 de 16

Para melhor desempenho de um SSD, o ideal eu configura-lo como AHCI, para que você possa utilizar o recurso TRIM, que otimiza o desempenho do mesmo. Contudo, ainda é possivel alterar o modo do controlador SATA reiniciando o sistema para que entre no modo de segurança do windows, porém antes de carregar o sistema você deve iniciar a BIOS e fazer a alteração. Em relação ao HD, mantenha apenas a partição onde encontram-se os drivers da Lenovo.

romuloduque
Fanfold Paper
Exibições: 747
Mensagem 13 de 16

O problema e que só é mudar para AHCI o sistema para de entrar e pede para recuperar 😩

Algum segredo quanto a isso?

Highlighted
Anonymous_User
Não aplicável
Envios: 0
Exibições: 745
Mensagem 14 de 16

Para que não resulte em Reparo Automático, você deve acessar o sistema em Modo de Segurança.

Método 1:
Clique em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Clique em Reiniciar Agora.

Metodo 2:
Mantenha  a tecla Shift pressionada e clique em Desligar/Reiniciar > Reiniciar (continue mantendo o Shift pressionado).

Na janela de Inicialização Avançada clique em Soluções de Problemas > Opções de Avançadas > Configurações de Inicialização > clique em Reiniciar.

Agora, antes do sistema carregar o Modo de Segurança, pressione F2 para entrar na BIOS, altere o modo do controlador SATA para AHCI, salve as alterações. Em seguida aparecerá a janela de  Inicialização Avançada pressione a tecla 4 ou F4 para acessar o Modo de Segurança.

Uma vez dentro do Modo de Segurança, reinicie a máquina. Pronto!

Uma pergunta: HD e SSD foram reconhecidos normalmente? Está tudo ok?

Enfim, espero ter ajudado.

romuloduque
Fanfold Paper
Exibições: 697
Mensagem 15 de 16

Problema resolvido.

Saqueador

SOLUÇÃO DE TODOS OS PROBLEMAS OCORRIDOS - TUTORIAL DE COMO FAZER TUDO PARA O SSD FUNCIONAR
LEMBRANDO QUE MEU SSD É UM KINGSTON A1000 M.2 2280 DE 240 GB PCIe NVMe Ger 3.0 x2 com Leituras de 1.500 MB/s e Gravações de 800MB/s -

Pelas pesquisas que fiz para comprar, APARENTEMENTE (não tenho certeza) o Yoga 520 só reconhece SSD NVMe, portanto já fui direto nele (ele também é mais rápido que os comuns)

Meu note é o Yoga 520, i7 7ª Geração, 8Gb RAM, 1Tb de HD.

Segue abaixo um resumo de todas a soluções aplicadas, onde a participação do Anonymous_User foi VITAL.
Sem ele não teria conseguido, deixo aqui meu GIGANTESCO AGRADECIMENTO !!!!

Primeiro eu criei um pendriver de instalação de windows 10. Desliguei o PC.
Abri para fazer a instalação do SSD e remoção do HD apenas para instalar o windows.
Meu SSD não veio com parafuso para fixar. Eu desmontei um headphone e utilizei um parafuso dele para fixar direito o SSD, pois ele fica inclinado para cima quando plugado sem fixar.
Retirei o HD que estava fixado por 2 parafusos. Foi difícil desplugar, pois após remover reparei que próximo ao conector ele tinha tipo uma "borracha" que estava o mantendo "colado" em sua base. Fiz uma boa força para desplugar, porém sempre com cuidado e mantendo um apoio para não dar tranco e danificar algo.

Fechei o note sem o HD, dei boot pelo pendriver e instalei o windows no SSD.

Quando ativa o AHIC no setup ele dá erro na inicialização do windows. Para resolver o problema fiz o seguinte procedimento para ativação do AHIC no setup da BIOS:

"Para que não resulte em Reparo Automático, você deve acessar o sistema em Modo de Segurança.
Método 1:
Clique em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Clique em Reiniciar Agora.
Metodo 2:
Mantenha a tecla Shift pressionada e clique em Desligar/Reiniciar > Reiniciar (continue mantendo o Shift pressionado).
Na janela de Inicialização Avançada clique em Soluções de Problemas > Opções de Avançadas > Configurações de Inicialização > clique em Reiniciar.
Agora, antes do sistema carregar o Modo de Segurança, pressione F2 para entrar na BIOS, altere o modo do controlador SATA para AHCI, salve as alterações. Em seguida aparecerá a janela de Inicialização Avançada, pressione a tecla 4 ou F4 para acessar o Modo de Segurança.
Uma vez dentro do Modo de Segurança, reinicie a máquina. Pronto!"

Agora é para entrar no windows normalmente com AHIC ativado.

Criei um arquivo de texto com nome de "SSD" na área de trabalho para demarcar que aquela é a instalação do windows do SSD.

Desliguei o note, abri e reconectei o HD. Fechei o note.

Inicializei o notebook e ele entrou de cara no windows do SSD. Caso não ocorra isso com vc, reinicie e entre na seleção de boot.

No windows do SSD eu formatei a unidade do windows referente ao HD comum.

Pronto, está tudo ok e zerinho!!!

É necessário mais uma vez agradecer ao Anonymous_User que deu uma força gigantesca !!!
Devido a inexperiência, com certeza fui chato em diversos momentos e o Anonymous_User teve paciência, boa vontade, preocupação em ajudar, além de didática para ensinar as soluções necessárias passo a passo, conforme foram surgindo os problemas.
Esse pequeno tutorial é baseado em praticamente tudo que Anonymous_User ensinou, com mínimas adições da minha experiência durante essa correria.

Abraço e espero que sirva de ajuda para outros.
MUITO OBRIGADO Anonymous_User !!!!

ccronemberger
What's DOS?
Envios: 1
Exibições: 379
Mensagem 16 de 16

Oi,

Consegui fazer a instalação e transferência do sistema para um SSD PCIe M.2 NVMe (Intel 760p 256GB) *sem* precisar alterar o modo para AHIC. Acho que é melhor mesmo usar o Intel RST pois deve ser mais rápido.

Por precaução criei disco de recuperação do Windows 10, depois fiz um backup da imagem do sistema. Mas no final das contas isso nem foi necessário.

Depois usei o programa EaseUS Todo Backup Free para copiar todo o disco para o SSD, em seguida desliguei a máquina, removi o HD, entrei na bios e vi que estava tudo certo para o boot pelo SSD. Liguei a máquina e deu tudo certo.

Finalmente, recoloquei o HD e entrei na BIOS para ver se não iria fazer o boot pelo HD, mas isso não aconteceu. Liguei a máquina, apaguei a partição onde estava o Windows no HD e formatei, ficando disponível para armazenamento de dados.

Mantive as partições da Lenovo e as outras que estavam no disco original.

Atte.,

Constantino

Autores com kudos principais