Comunidade Lenovo

Notebooks ThinkpadOutros Thinkpads - Y, Z, S e outros modelos
Todos os tópicos do fórum
Opções

22 Postagens

08-16-2016

BR

49 Signins

471 Visualizações de página

• Postagens: 22
  • Local: BR
  • Visualizações: 471
  • Message 1 of 10

Lenovo Ultrabook Ideapad S400u ventoinha

2017-04-17, 11:22 AM

Recentemente realizei teste para recalibrar o medidor de bateria do notebook , esse teste está disponível no Lenovo Energy Management Ver 8.0 que veio no comoutador. Após esse fato, a ventoinha faz muito ruido intenso e não pára. Às vezes e muito raramente, ela ficou silenciosa. O barulho não encerra se desligo da fonte de alimentação. .Ao ligar, ventoinha/cooler faz barulho continuo com leves variações. Esse ruído é maior do que aquele mínimo ruido que qquer notebook faria com mais de 2 anos de uso. Grato

Resposta
Opções

4875 Postagens

01-03-2017

BR

6748 Signins

49330 Visualizações de página

• Postagens: 4875
  • Visualizações: 49330
  • Message 2 of 10

Re: Lenovo Ultrabook Ideapad S400u ventoinha

2017-05-08, 14:57 PM

Fala aí Craneum!

Beleza?

Cara, esse barulho no cooler é realmente fora do normal?

Isso acontece em algum programa específico?

Da uma olhada no aplicativo Lenovo Settings e escolha a opção de remoção de poeira do cooler (Isso será feito pelo próprio sistema).

Se não resolver, notifica pra gente o que aconteceu...

Valeu!

_____________________________________________________________________________________

Clique em Kudos se te ajudou!
Mensagens privadas que não foram solicitadas, não serão respondidas.

Portuguese Community Supervisor

Deutsche Community Comunidad en Español English Community Русскоязычное Сообщество

Resposta
Opções

22 Postagens

08-16-2016

BR

49 Signins

• Message 3 of 10

2017-05-11, 17:04 PM

Oi. BLZ. 

O Lenovo Settings não funcionou assim como não funcionou o Lenovo Solution Center que não consta do arquivo Readme.ext. .

Eu tenho o Lenovo Energy Management (ultima versão) e é por ele que eu sempre , mensalmente, acionei a ventoinha para remover poeira. Essa funcionalidade desliga-se automaticamente.

Mas não entendi esse motivo para tanto barulho.

Além do que o PC exibe apenas uma CPU (pelo msconfig.exe) e antes exibia até 4.

Abduziram até meus núcleos de CPUs....rs

Resposta
Opções

4875 Postagens

01-03-2017

BR

6748 Signins

• Message 4 of 10

2017-05-12, 12:40 PM

Craneum,

Faz o seguinte.... Acessa o microfone e diminua a sensibilidade dele, as vezes ele reproduz o som e parece algo absurdo!

Se não resolver, a única indicação que tenho para te dar é entrar em contato com o suporte, para que eles possam te ajudar com o reparo do equipamento, já que aí possívelmente se trata de um problema físico.

Se te ajudei a resolver o problema, marca o tópico como soluçao aceita para que mais pessoas possam chegar à informação!

Valeuu! ;)

_____________________________________________________________________________________

Deutsche Community Comunidad en Español English Community Русскоязычное Сообщество

Resposta
Opções

22 Postagens

08-16-2016

BR

49 Signins

• Message 5 of 10

2017-05-16, 20:15 PM

Oi

Em configuracoes de serviços do MSCONFIG notei que há uma boa parte dos programas parados e alguns habilitados (x) em execução, alguns habilitados (x) e com status parado e alguns poucos desabilitados  (   )  e com status parado e com exibição de data de desativação.....Não sei o que isso tem a ver, mas no audio certamente não faria esse barulho haja vista que não estou vendo e nem ouvindo multimedias ....

Inclusive esse Lenovo é cheio de manhas, há um tempo atrás, ele exibia uma linha do monitor como se tivesse defeito e depois disso voltou ao normal....

Resposta
Opções

4875 Postagens

01-03-2017

BR

6748 Signins

• Message 6 of 10

2017-05-17, 18:18 PM

Oi Craneum, beleza?

Assim como conversamos por telefone, está aí embaixo, todos os pontos que fiquei de passar pra você.

Como localizar o número de série do equipamento:

Há algumas maneiras de localizarmos o número de série de um equipamento da Lenovo.

São elas: 

• Através da BIOS (basta acessá-la pelo botão de recovery e verificar na primeira aba a opção "Lenovo SN".
  • Podemos localizar o número de série através do CMD, basta:
    • Pressionar as teclas "Windows + R".
    • Digitar "CMD".
    • Quando o prompt de comando abrir, basta digitar o comando "wmic bios get serialnumber".
    • Logo embaixo aparecerá o serial number da máquina, o qual geralmente se inicia por PE0xxxxx.
  • Podemos localizar também através do Lenovo companion ou Solution Center, onde aparecerá na parte inferior do programa.

Instalação do Lenovo Companion Atualizado

Para instalar o aplicativo Lenovo Companion, basta acessar este LINK e realizar o download.

Como restaurar a BIOS aos padrões de fábrica?

Para restaurarmos a BIOS o procedimento é bastante simples.

• Acesse a BIOS através do New Button (furinho bem pequeno com uma seta desenhada que fica localizado nas laterais do equipamento, geralmente próximo à entrada do carregador ou do fone de ouvido).
  • Após acessar a BIOS, verifique na parte superior que existem algumas abas (Information, configuration, security, boot, exit, etc)
  • Navegue com as setas do teclado até a aba "Exit" e localize a opção "Load defaults" ou "Restore Defaults".
  • Pressione o enter e selecione a opção "Yes".
  • Após isso, precisamos salvar as alterações, então na mesma aba, basta localizar a opção "Exit saving changes", ou pressionando o comando "Fn+F10".

Assim que você confirmar, o equipamento irá iniciar normalmente com as novas configurações da BIOS.

Atualizar Driver de Wi-Fi

• No menu de pesquisa do windows, digite "Gerenciador de dispositivos".
  • Nessa aba, procure pelo seu adaptador de rede wi-fi ou wireless e clique com o botão direito.
  • Aparecerão algumas opção, dessa forma clique na primeira para procurar o driver mais atual.
  • Assim que for localizado, bastá instalá-lo.

Após isso, absta reiniciar a máquina que possívelmente resolverá o problema.

Cooler/Fan/Ventoinha fazendo muito barulho

Geralmente este tipo de problema está relacionado ao acumulo de poeira no cooler, sendo assim o mais recomendável e realizar uma nova remoção de poeira através do energy management.

Em todo caso, devemos utilizar o carregador original da máquina para que não haja nenhuma interferência em seu funcionamento.

Em alguns casos esse barulho pode ocorrer pelo tempo de uso do equipamento, sendo assim se a máquina fica ligada por horas executando um função que exija um pouco mais do aparelho, o cooler automaticamente entrará em ação para que não ocorra um superaquecimento.

Em situações adversas, o cooler também pode estar com esse barulho, pois após anos de uso ele pode apresentar uma leve folga no rolamento e por consequência o barulho que acaba nos incomodando. Nesse tipo de situação, não há muito que possamos fazer, senão trocá-lo.

Espero ter te ajudado.

Se ficou mais alguma dúvida ou seja necessária mais alguma informação, basta falar aí pra gente!

;)

Valeuu!

Resposta
Opções

22 Postagens

08-16-2016

BR

49 Signins

• Message 7 of 10

2017-05-17, 18:45 PM

Jorge. Boa-tarde.

Help me.

Qto ao acesso ao numero de serie pelo comando CMD , eu consegui rodar e ele começa com 8SS e não com o que descreveu. Ele tem pelo menos 22 digitos !  Começa com 8SS....

Qto a ventoinha, eu havia percebido via msconfig que havia muita coisa parada e alguns desligados. Eu mexi, ou seja, religuei alguns e desliguei outros ontem, e o barulho da ventoinha voltou ao padrão aceitável.

Contudo hoje, em razão de um pacote de qualidade do Windows que foi baixado e consequentemente com alguns ajustes que vieram, o som da ventoinha voltou a elevar-se. 

ITEM B) 

O Lenovo Companion 2, eu já tenho instalado da Loja mas ele precisa de um pacote de dependencias (que só baixa pela web em https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/lenovo-companion/9wzdncrfj4mv?rtc=1   para eu poder baixar e verificar se esse aplicativo de fato funciona...   Eu ainda não deixei esse pacote de dependencias ser instalado ....

Depois lhe posiciono..

ITEM C:

Como expliquei na msg abaixo alguma coisa que gerou isso e depois vou verificar se eu efetuar as mudanças para voltar a BIOS para estado padrão se eventualmente algo se resolve. Explico, tenho notebook mais antigo que Lenovo, era um Dell, comprei Lenovo pq era bem leve, desempenho suficiente para Office/navegação. Não apresentou esse tipo de problema (Dell) e nem acionamento de limpeza possui...Ontem à noite inclusive liguei e desliguei alguns softwares listados pelo msconfig e o nível de ruído caiu muito....ficou suave. E agora pela manhã, havia uma windows update de pacotes de qualidade etc e o ruído subiu ligeiramente...Mas já não está aquele vulcão em erupção....rs.

Resposta
Opções

4875 Postagens

01-03-2017

BR

6748 Signins

• Message 8 of 10

2017-05-17, 18:58 PM

Craneum,

Faça estes testes e veja se dá uma melhorada ou resolve o problema, estamos aguardando o feedback para poder lhe posicionar quanto a isso.

Com relação à ventoinha, nos serviços do windows, tenta desabilitar o "superfetch" e o "Windows Search", veja se melhora o desempenho dela.

;)

Estamos esperando!

Resposta
Opções

22 Postagens

08-16-2016

BR

49 Signins

• Message 9 of 10

2017-05-17, 19:03 PM

Oi Jorge.

P.S.C:  eu desliguei esses 2 items que me sugeriu :    superfetch e windows search.... O Windows Search estava automatico (atraso na inicialização) e o outro superfetch estava em Execução.

Resultado não houve mudança .

Eu pergunto se precisaria ter reiniciado o notebook para que passasse a ter efeito ?

Grato.

Resposta
Opções

4875 Postagens

01-03-2017

BR

6748 Signins

• Message 10 of 10

2017-05-18, 10:52 AM

Craneum,

No caso seria interessante reiniciar após desabilitar esses serviços.

Um ponto muito importante também é verificar se há atualizações disponíveis no Windows Update.

Se houver deixe tudo em dia, possívelmente reduzirá o problema.

;)

Resposta

Diretrizes da comunidade

Revise nossas diretrizes antes de publicar.

Saber mais

Confira as ofertas atuais!

Ir para a Loja
X

Salve

X

Excluir

Autores com mais kudos na comunidade em inglês

Ver tudo