cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Exibições: 414

Dicas para navegar com segurança

 

segurança-da-informação.jpg

 

 

Passamos grande parte do tempo navegando na internet e muitas vezes não fazemos isso da forma mais segura possível. Aqui vai uma lista bem padrão dos passos que você pode seguir para reduzir as chances de ser infectado por um vírus, malware ou alguém mal intencionado.

 

1. Sempre mantenha seu sistema operacional atualizado. Verifique constantemente se existem atualizações para serem feitas (através do Windows Update). A primeira defesa é o próprio sistema, então certifique-se de que ele está devidamente capacitado para isso.

 

2. Use um firewall e anti-vírus (de sua preferência). Mantenha-o sempre atualizado e faça verificações esporádicas em seu sistema. É interessante realizar pelo menos uma verificação completa do sistema a cada 2 semanas (claro que isso dependerá de cada usuário).

 

3. Utilizando navegadores alternativos, reduzimos as chances de contrair certos programas maliciosos que foram desenvolvidos para um navegador específico.

 

4. Muito cuidado com o compartilhamento de arquivos. Mesmo os programas de compartilhamento de arquivos pagos mais seguros que não contêm spywares acoplados, ainda o expõem a riscos, devido à própria natureza do processo de compartilhamento de arquivos. Por padrão, a maioria dos programas de compartilhamento de arquivos são configurados para serem iniciados automaticamente na inicialização. Eles também estão configurados para permitir que outros usuários na mesma rede tenham acesso aberto a um diretório compartilhado no seu computador. A razão para isso é simples. O compartilhamento de arquivos depende de seus membros dando e obtendo acesso irrestrito aos computadores em toda a rede, no entanto, esta prática pode torná-lo vulnerável ao acesso a dados e ao roubo de identidade. Mesmo que você altere essas configurações padrões de risco para uma configuração mais segura, o ato de baixar arquivos de uma fonte anônima aumenta sua exposição à infecção. Isso ocorre porque os arquivos que você está baixando podem realmente conter uma ameaça disfarçada. Muitos worms e trojans muito maliciosos como o Worm Storm, segmentam e se espalham por redes de compartilhamento de arquivos por causa de suas conhecidas vulnerabilidades.

 

5. É recomendada a instalação de um Anti-Spyware (caso seu antivírus não o possua).

Eles irão prevenir a instalação de Spywares baseados em Active-X, Adwares (aqueles anuncios chatos), hijacks de navegadores e outros softwares potencialmente prejudiciais.

 

6. Um gerenciador de senhas é uma opção viável também a quem utiliza o equipamento para funções que exigem um pouco mais de segurança (dados bancários, empresariais, etc). Esse tipo de programa ajudará a armazenar e organizar suas senhas e geralmente costumam criptografá-las para prevenir que algum intruso as obtenha (acredito que em breve criarei algum artigo falando especificamente sobre eles).

 

Esses são os passos básicos que devemos seguir, além do nosso próprio consenso de segurança para nos mantermos um passo a frente dos invasores!

 

Piscadela do Smiley

 

Espero que tenham gostado!

 

Abraços do Tio Jorge

joinha.jpg

 

 

Was this information helpful?

Comentários
MarceloBixcoito

Smiley feliz

Colaboradores