Comunidade Lenovo

Softwares e Sistemas OperacionaisWindows 10
Todos os tópicos do fórum
Opções

4 Postagens

08-05-2020

AF

5 Signins

50 Visualizações de página

• Postagens: 4
  • Local: AF
  • Visualizações: 50
  • Message 1 of 5

BIOS não salva configuração de qual disco rígido deve iniciar primeiro

2020-08-05, 20:19 PM

Comprei recentemente um S145, i7, MX 110, com suporte para SSD m2 nvme. Comprei o SSD, instalei no hardware, testei, tudo certo. 

Usando o software Macrium Reflect, clonei os arquivos do HD de fábrica para o SSD (ADATA XPG SX6000 256gb), e tudo correu bem. 

Para o notebook entender que precisa iniciar pelo SSD (que foi o motivo pelo qual eu troquei de HD para SSD), é necessário acessar a BIOS e alterar a ordem de iniciação dos discos rígidos. Pois bem, fiz isso, colocando o HD para baixo e respectivamente subindo o SSD para cima - tanto na secção UEFI quanto na Legacy.

Acontece que a BIOS do Lenovo NÃO GUARDA/SALVA as informações configuradas, sendo que se eu desligo o PC, tenho toda vez de apertar F2, acessar a BIO e alterar a ordem dos discos. O SSD funciona (estou digitando a partir do SSD), mas a BIOS não guarda essa informação, mesmo eu salvando com o F10

Vi que isso aconteceu com muitos clientes da Lenovo depois de uma certa atualização da BIOS - como se pode ver nesse tópico sem solução: https://forums.lenovo.com/t5/Notebooks-Lenovo-IdeaPad-e-Flex/Ideapad-S145-15IWL-Bios-n%C3%A3o-mant%C3%A9m-altera%C3%A7%C3%B5es-feitas/m-p/4622902

Algumas vezes, ao reiniciar, não aparece o SSD na opção "Legacy" da BIOS, apenas na UEFI, e quando é assim, tenho que reiniciar de novo até voltar a aparecer. O HD já está limpo, não tem mais Windows, por isso, quando inicia por ele, além de demorar 10x mais do que demora pelo SSD, abre a restauração de sistema. 

Ficaria muito feliz se o meu problema fosse solucionado, tendo em vista que tentei suporte por chat online, o atendente não sabia me dizer nem a diferença de SSD pra SSD m2. Por telefone, o atendente também disse não ter conhecimento técnico para me ajudar, e ambos sugeriram abrir um tópico na comunidade. Com certeza esse problema é no salvamento das configurações na BIOS.

Alguém? 

Resposta
Opções

2500 Postagens

05-08-2018

BR

164 Signins

9106 Visualizações de página

• Postagens: 2500
  • Local: BR
  • Visualizações: 9106
  • Message 2 of 5

Re:BIOS não salva configuração de qual disco rígido deve iniciar primeiro

2020-08-06, 15:23 PM

@ gobbbbo wrote:

Comprei recentemente um S145, i7, MX 110, com suporte para SSD m2 nvme. Comprei o SSD, instalei no hardware, testei, tudo certo. 

Usando o software Macrium Reflect, clonei os arquivos do HD de fábrica para o SSD (ADATA XPG SX6000 256gb), e tudo correu bem. 

Para o notebook entender que precisa iniciar pelo SSD (que foi o motivo pelo qual eu troquei de HD para SSD), é necessário acessar a BIOS e alterar a ordem de iniciação dos discos rígidos. Pois bem, fiz isso, colocando o HD para baixo e respectivamente subindo o SSD para cima - tanto na secção UEFI quanto na Legacy.

Acontece que a BIOS do Lenovo NÃO GUARDA/SALVA as informações configuradas, sendo que se eu desligo o PC, tenho toda vez de apertar F2, acessar a BIO e alterar a ordem dos discos. O SSD funciona (estou digitando a partir do SSD), mas a BIOS não guarda essa informação, mesmo eu salvando com o F10

Vi que isso aconteceu com muitos clientes da Lenovo depois de uma certa atualização da BIOS - como se pode ver nesse tópico sem solução: https://forums.lenovo.com/t5/Notebooks-Lenovo-IdeaPad-e-Flex/Ideapad-S145-15IWL-Bios-n%C3%A3o-mant%C3%A9m-altera%C3%A7%C3%B5es-feitas/m-p/4622902

Algumas vezes, ao reiniciar, não aparece o SSD na opção "Legacy" da BIOS, apenas na UEFI, e quando é assim, tenho que reiniciar de novo até voltar a aparecer. O HD já está limpo, não tem mais Windows, por isso, quando inicia por ele, além de demorar 10x mais do que demora pelo SSD, abre a restauração de sistema. 

Ficaria muito feliz se o meu problema fosse solucionado, tendo em vista que tentei suporte por chat online, o atendente não sabia me dizer nem a diferença de SSD pra SSD m2. Por telefone, o atendente também disse não ter conhecimento técnico para me ajudar, e ambos sugeriram abrir um tópico na comunidade. Com certeza esse problema é no salvamento das configurações na BIOS.

Alguém? 

Bom dia!

Bem vindo ao nosso fórum!

Me Axel e vou te ajudar.

Em conversa com um de nossos técnicos, foi informado que isso ocorre por conta da clonagem no SSD.

É recomendado que você formate ao HD e deixe apenas como unidade de armazenamento, retire o HD e faça um instalação limpa no Windows no SSD.

Após isso conecte o HD na maquina e o problema está resolvido.

Caso queira também você pode baixar a imagem de fabrica no Windows através do nosso site, pois ele irá priorizar a instalação no SSD.

Creio também que o seu HD não esteja totalmente limpo, pois quando ele deu o boot, entrou na restauração do Windows.

Faça isso e me fale se deu certo!

À disposição!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Pronto para ajudar, quando você precisar#SuporteLenovo

Clique em Solução Aceita se te ajudou!

Horário de atendimento:

Segunda à Sexta

Das 09h às 17h.

Você sabia que temos uma página de suporte no nosso site e testes no YouTube, que podem te ajudar a qualquer hora do dia? 

Inscreva-se e tenha acesso acesso a todos os nossos conteúdos! cool

#Ficaadica: Interaja no fórum sempre em tópicos abertos, pois suas duvidas podem ajudar outros amigos. Utilize as mensagens privadas apenas quando solicitado, por exemplo, para passar informações pessoais com segurança wink

Conheça também nossos outros meios de contato: Whatsapp, Menssenger e Chat.

Portuguese Community Supervisor

Lenovo Yoga 260 — Rainspace - Huntsville IT Services

Resposta
Opções

4 Postagens

08-05-2020

AF

5 Signins

• Message 3 of 5

2020-08-06, 17:26 PM
Certo. Irei fazer este processo entre hoje e amanhã, e depois virei dar o meu parecer sobre ter funcionado ou não. Hoje a Lenovo Vantage atualizou a BIOS, achei que fosse resolver o problema, mas não resolveu. Continua forçando a iniciação pelo HD que eu formatei. Sobre retirar o HD, ao fazer isso eu coloco em risco a garantia do notebook?
Resposta
Opções

2500 Postagens

05-08-2018

BR

164 Signins

9106 Visualizações de página

• Postagens: 2500
  • Local: BR
  • Visualizações: 9106
  • Message 4 of 5

2020-08-06, 18:04 PM

@ gobbbbo wrote:

Certo. Irei fazer este processo entre hoje e amanhã, e depois virei dar o meu parecer sobre ter funcionado ou não. Hoje a Lenovo Vantage atualizou a BIOS, achei que fosse resolver o problema, mas não resolveu. Continua forçando a iniciação pelo HD que eu formatei. Sobre retirar o HD, ao fazer isso eu coloco em risco a garantia do notebook?

Não perde, a menos que seja danificado algum componente!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Pronto para ajudar, quando você precisar#SuporteLenovo

Clique em Solução Aceita se te ajudou!

Horário de atendimento:

Segunda à Sexta

Das 09h às 17h.

Você sabia que temos uma página de suporte no nosso site e testes no YouTube, que podem te ajudar a qualquer hora do dia? 

Inscreva-se e tenha acesso acesso a todos os nossos conteúdos! cool

#Ficaadica: Interaja no fórum sempre em tópicos abertos, pois suas duvidas podem ajudar outros amigos. Utilize as mensagens privadas apenas quando solicitado, por exemplo, para passar informações pessoais com segurança wink

Conheça também nossos outros meios de contato: Whatsapp, Menssenger e Chat.

Portuguese Community Supervisor

Lenovo Yoga 260 — Rainspace - Huntsville IT Services

Resposta
Opções

4 Postagens

08-05-2020

AF

5 Signins

• Message 5 of 5

2020-08-11, 14:12 PM

@ gobbbbo wrote:

Eu não fiz o processo. Não tive muito tempo e o tempo que tive, fiquei com preguiça, na verdade. Acontece que, depois de alguns dias tendo que bootar manualmente pelo SSD, o PC começou a seguir esse comportamento ao ligar. Não sei se foi alguma atualização - a BIOS atualizou aquele dia pelo Lenovo Vantage, mas não tinha resolvido o problema até então. 

Portanto, o meu problema está, aparentemente, solucionado. Não foi necessário formatar novamente e nem remover o HD antigo, mas vi alguns posts sobre o S145 voltar a tentar iniciar pelo HD novamente após algum tempo, então vou acompanhando e aviso aqui caso volte a acontecer. 

Resposta

Diretrizes da comunidade

Revise nossas diretrizes antes de publicar.

Saber mais

Confira as ofertas atuais!

Ir para a Loja
X

Salve

X

Excluir

Autores com mais kudos na comunidade em inglês

Ver tudo