Bem-vindo aos nossos fóruns, onde nos ajudamos. Precisa de ajuda? Visite nosso suporte aqui.

Comunidade Motorola

motorola onemotorola one vision
Todos os tópicos do fórum
Opções

6 Postagens

04-06-2021

Brazil

5 Signins

110 Visualizações de página

• Postagens: 6
  • Local: Brazil
  • Visualizações: 110
  • Message 1 of 10

Celular não exibe streaming em alta definição (HD)

2021-04-06, 14:49 PM

Utilizo um celular Motorola One Vision há cerca de dois anos e vejo que o Netflix e o Amazon Prime nunca exibiram conteúdo em alta definição conforme é autorizado pelo nível de segurança L1 do DRM Widevine que o aparelho dispõe (ver imagens em anexo). Pelo fato do celular ter uma tela em Full HD, a baixa qualidade visual dos conteúdos fica escancarada e isso incomoda bastante.

Explorando o menu de "Configurações do Aplicativo" > "Especificação de reprodução" no app da Netflix, fiquei surpreendido em ver que o aplicativo reconhece apenas o nível de segurança L3 (e não L1, conforme a especificação coletada no próprio aparelho através do aplicativo DRM Info), o que permite apenas a qualidade "SD" de reprodução de conteúdo (conforme imagens anexadas).

Pelo que procurei na internet, vi que, infelizmente, estou longe de ser o único com esse problema. Lendo reclamações semelhantes, a Motorola insiste em culpar os serviços de streaming, enquanto os serviços culpam a fabricante Motorola. Nenhum dos lados parece estar disposto a assumir o problema.

Em recente contato com a Netflix através da plataforma Consumidor.gov.br, recebi a seguinte informação: "através de informações recebidas diretamente do fabricante, conseguimos enxergar do nosso lado que o seu aparelho, Motorola One Vision, está identificado com o nível de segurança L3. Esta possivelmente pode ser uma das razões pela qual o seu aparelho pode não conseguir assistir em HD. Se você acredita que esse detalhe não é consistente com o que vê nas suas configurações, informamos que o fabricante do aparelho dispõe de maneiras internas de comunicação direta com o nosso time de engenharia, através dos quais são tratadas questões como essa que possam afetar nossos clientes mútuos. Podemos garantir que o serviço da Netflix, tanto quanto suas especificações (Streaming em HD, UHD e HDR), estão plenamente à disposição dos nossos clientes em aparelhos tecnicamente compatíveis."

Portanto, considerando esta declaração, acredito que exista alguma inconsistência ou incompatibilidade no reconhecimento do protocolo de segurança do DRM Widevine pelos aplicativos de streaming.

Diante da longa persistência do problema e da falta de interesse na resolução do mesmo por ambas as partes, solicito que a inconsistência no reconhecimento da versão correta do protocolo de gestão de direitos digitais Widevine fosse resolvida para que conteúdos em alta definição possam ser exibidos corretamente, conforme as especificações e as certificações que o aparelho dispõe.

Resposta
Opções

1197 Postagens

10-29-2019

Brazil

142 Signins

5148 Visualizações de página

• Postagens: 1197
  • Visualizações: 5148
  • Message 2 of 10

Re:Celular não exibe streaming em alta definição (HD)

2021-04-08, 15:18 PM

@ johnatan125 wrote:

Utilizo um celular Motorola One Vision há cerca de dois anos e vejo que o Netflix e o Amazon Prime nunca exibiram conteúdo em alta definição conforme é autorizado pelo nível de segurança L1 do DRM Widevine que o aparelho dispõe (ver imagens em anexo). Pelo fato do celular ter uma tela em Full HD, a baixa qualidade visual dos conteúdos fica escancarada e isso incomoda bastante.

Explorando o menu de "Configurações do Aplicativo" > "Especificação de reprodução" no app da Netflix, fiquei surpreendido em ver que o aplicativo reconhece apenas o nível de segurança L3 (e não L1, conforme a especificação coletada no próprio aparelho através do aplicativo DRM Info), o que permite apenas a qualidade "SD" de reprodução de conteúdo (conforme imagens anexadas).

Pelo que procurei na internet, vi que, infelizmente, estou longe de ser o único com esse problema. Lendo reclamações semelhantes, a Motorola insiste em culpar os serviços de streaming, enquanto os serviços culpam a fabricante Motorola. Nenhum dos lados parece estar disposto a assumir o problema.

Em recente contato com a Netflix através da plataforma Consumidor.gov.br, recebi a seguinte informação: "através de informações recebidas diretamente do fabricante, conseguimos enxergar do nosso lado que o seu aparelho, Motorola One Vision, está identificado com o nível de segurança L3. Esta possivelmente pode ser uma das razões pela qual o seu aparelho pode não conseguir assistir em HD. Se você acredita que esse detalhe não é consistente com o que vê nas suas configurações, informamos que o fabricante do aparelho dispõe de maneiras internas de comunicação direta com o nosso time de engenharia, através dos quais são tratadas questões como essa que possam afetar nossos clientes mútuos. Podemos garantir que o serviço da Netflix, tanto quanto suas especificações (Streaming em HD, UHD e HDR), estão plenamente à disposição dos nossos clientes em aparelhos tecnicamente compatíveis."

Portanto, considerando esta declaração, acredito que exista alguma inconsistência ou incompatibilidade no reconhecimento do protocolo de segurança do DRM Widevine pelos aplicativos de streaming.

Diante da longa persistência do problema e da falta de interesse na resolução do mesmo por ambas as partes, solicito que a inconsistência no reconhecimento da versão correta do protocolo de gestão de direitos digitais Widevine fosse resolvida para que conteúdos em alta definição possam ser exibidos corretamente, conforme as especificações e as certificações que o aparelho dispõe.

Olá, @ johnatan125!

Seja bem-vindo à Comunidade Motorola!

Sinto muito que esteja passando por isso com o seu dispositivo, pois não é normal que os apps baixados nele interpretem que utilize o nível de segurança L3 ao invés de L1, no caso do Motorola One Vision ele deve ser compatível com o Widevine L1 que permite a execução de mídias em FHD, HDR+, etc. Não localizei as capturas de tela referente ao caso, por isso, pedirei que anexe-as novamente para que possamos analisar internamente o seu caso.

Aguardarei o seu retorno com mais detalhes.

Abraço!

Gleyvison
Moderador do fórum | Suporte Motorola

Alguém te ajudou hoje? Se sim, clique no "Curti" para agradecê-los com um Kudo! Se você considerou a postagem útil e ela respondeu à sua dúvida, marque-a como uma "Solução aceita"! Isso ajudará a todos da comunidade com situações semelhantes, a identificar a solução verificada e se beneficiar dela. Valorizamos sua opinião.
Resposta
Opções

6 Postagens

04-06-2021

Brazil

5 Signins

• Message 3 of 10

2021-04-08, 15:44 PM

Obrigado pelo retorno!

Segue a imagem em anexo. À esquerda mostrando as especificações no aplicativo da Netflix, e à direita mostrando a tela do aplicativo DRM Info.

Resposta
Opções

1197 Postagens

10-29-2019

Brazil

142 Signins

• Message 4 of 10

2021-04-08, 21:34 PM

@ johnatan125 wrote:

Obrigado pelo retorno!

Segue a imagem em anexo. À esquerda mostrando as especificações no aplicativo da Netflix, e à direita mostrando a tela do aplicativo DRM Info.

Oi, @ johnatan125!

Obrigado pelas informações. Me conta, o seu dispositivo recebeu alguma atualização de sistema, patch de segurança ou desse aplicativo recentemente? Você chegou a redefinir ou reinstalar o sistema operacional do dispositivo? Precisaremos que faça o seguinte, rodar um comando de programação utilizando um computador para obter algumas informações internas do seu dispositivo. Obs: Como já enviou uma captura de tela do DRM Info e Netflix, pule a etapa 2.

Para isso, é necessário que baixe o SDK Platform Tools de acordo com o sistema operacional do PC, após baixá-lo, descompacte o arquivo em uma pasta na área de trabalho. Após descompactar o arquivo, abra a pasta Platform Tools e copie o endereço da pasta. Exemplo: C:\Users\usuario\Área de trabalho\Android\platform-toolsAgora, abra o prompt de comando ou terminal do seu computador.

• No Windows, abra o menu iniciar, busque por prompt de comando ou cmd e aperte Enter. Em boa parte das vezes não será necessário acessar a ferramenta como administrador;
  • No macOS ou Linux, procure pela ferramenta Terminal em meio aos seus aplicativos. No caso do sistema da Apple, uma boa dica pode ser utilizar o Spotlight (Cmd + barra de espaço).

No terminal ou prompt, digite o comando cd seguido pelo caminho da pasta copiado previamente. Exemplo: cd C:\Users\usuario\Área de trabalho\Android\platform-tools

Agora é só iniciar o seu smartphone em modo Fastboot, para isso, é só desligar o smartphone, pressione o botão de ligar e diminuir volume por 3 segundos, após entrar no menu em inglês conecte-o ao Computador. Após conectá-lo ao PC, digite o seguinte comando no CMD e tecle Enter: fastboot getvar all 

Selecione todo o resultado do comando e me envie por mensagem privada aqui na Comunidade Motorola

Caso não consiga retornar com o resultado do comando fastboot getvar all, retorne somente com as informações abaixo:

1. Enviar o bugreport do problema:

1. Vá no menu Configurações > Sobre o Telefone;
  2. Pressione “Número da versão” 7 vezes (é a última opção da lista) para ativar as “Opções do desenvolvedor”;
  3. Vá em Configurações > Sistema > Opções do Desenvolvedor;
  4. Selecione “Relatório de Bugs”, escolha a opção “Relatório Completo”;
  5. Após alguns minutos o telefone notificará o término da geração do bugreport e apresentará opções para salvar no Gdrive e envie o link por mensagem privada.

1. Enviar um printscreen do aplicativo DRM_INFO

(Link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.androidfung.drminfo&hl=en&gl=US)

1. Instale por favor o DRM_Info
  2. Abra o programa DRM_INFO
  3. Role a tela até a seção Widevine
  4. Envie uma captura de tela exibindo essa seção.

Exemplo:

Lenovo Community

1. Verificar o valor de propriedade da Netflix no aparelho do usuário:

Nota: este passo requer que o usuário tenha o adb instalado no seu PC

(link: https://wiki.lineageos.org/adb_fastboot_guide.html).

1. Abra o terminal de comandos e execute a seguinte sequência:
  2. Execute os seguintes comandos:

adb shell

getprop | grep netflix

1. Envie um screenshot do terminal de comando com os resultados da execução dos comandos acima.

Aguardarei o seu retorno com mais detalhes.

Abraço!

Gleyvison

Alguém te ajudou hoje? Se sim, clique no "Curti" para agradecê-los com um Kudo! Se você considerou a postagem útil e ela respondeu à sua dúvida, marque-a como uma "Solução aceita"! Isso ajudará a todos da comunidade com situações semelhantes, a identificar a solução verificada e se beneficiar dela. Valorizamos sua opinião.
Resposta
Opções

6 Postagens

04-06-2021

Brazil

5 Signins

• Message 5 of 10

2021-04-09, 12:52 PM

Muito obrigado pelo retorno, Gleyvision.

Meu celular recebe atualizações normalmente, tanto para o sistema operacional quanto para os aplicativos instalados. O problema em questão sempre persistiu, desde o primeiro dia de operação do aparelho, e jamais mudou com as atualizações, infelizmente. E não, não cheguei a reinstalar o sistema operacional.

Segui as instruções conforme exposto, entretanto não consegui gerar os relatórios a partir do SDK Platform Tools. O sistema não parece reconhecer o dispositivo e exibe mensagens de erro do tipo "device not found" para qualquer comando que eu coloque no prompt. Verifiquei a conexão USB e estão ok.

Entretanto, consegui gerar o relatório interno através do menu configurações do aparelho. Vou encaminhar por mensagem privada.

Aguardo instruções.

EDIT:

Caso realmente seja necessário obter as demais informações, posso fazer, mais tarde, uma nova tentativa através de outro computador.

Resposta
Opções

1197 Postagens

10-29-2019

Brazil

142 Signins

• Message 6 of 10

2021-04-09, 17:06 PM

@ johnatan125 wrote:

Muito obrigado pelo retorno, Gleyvision.

Meu celular recebe atualizações normalmente, tanto para o sistema operacional quanto para os aplicativos instalados. O problema em questão sempre persistiu, desde o primeiro dia de operação do aparelho, e jamais mudou com as atualizações, infelizmente. E não, não cheguei a reinstalar o sistema operacional.

Segui as instruções conforme exposto, entretanto não consegui gerar os relatórios a partir do SDK Platform Tools. O sistema não parece reconhecer o dispositivo e exibe mensagens de erro do tipo "device not found" para qualquer comando que eu coloque no prompt. Verifiquei a conexão USB e estão ok.

Entretanto, consegui gerar o relatório interno através do menu configurações do aparelho. Vou encaminhar por mensagem privada.

Aguardo instruções.

EDIT:

Caso realmente seja necessário obter as demais informações, posso fazer, mais tarde, uma nova tentativa através de outro computador.

Olá, @ johnatan125!

Para que possamos investigar se há algum erro por parte do hardware do seu dispositivo ou do sistema da Motorola, é necessário que obtenha as informações que solicitei, pois sem elas não temos como investigar o caso. Se houver a possibilidade, tente reinstalar o sistema operacional do dispositivo utilizando o assistente inteligente da Motorola para conferir se haverá alguma solução por parte do sistema do fabricante ou ainda assim, se preferir, você pode acionar uma assistência autorizada para que analisem melhor a sua unidade, faça isso por Aqui.

Aguardarei o seu retorno.

Abraço!

Gleyvison

Resposta
Opções

6 Postagens

04-06-2021

Brazil

5 Signins

• Message 7 of 10

2021-04-09, 17:17 PM

Puxa, realmente tinha esperança que você pudesse me ajudar, Gleyvision.

Pela quantidade de reclamações semelhantes neste fórum, incluindo na versão em inglês, posso seguramente adiantar que nada do que eu envie do meu aparelho fará qualquer diferença na resolução deste problema, uma vez que está bastante evidente de que se trata de um problema intrínseco e persistente que atinge vários aparelhos da Motorola, de várias linhas diferentes. Inclusive, você mesmo já abordou o mesmo problema em tópicos abertos por outros usuários e copiou e colou as mesmas instruções para mim, agora, com falsas promessas de análise que não foram sequer concluídas com os outros usuários em situação semelhante.

Nenhum. Eu repito: nenhum usuário que abriu um tópico sobre este problema obteve uma solução, nem mesmo na versão em inglês do fórum da Motorola/Lenovo, o que me leva a crer que seja um problema (propositadamente) negligenciado.

Já faz mais de um ano que venho tentando buscar soluções pra isso através de vários canais diferentes de atendimento ao cliente. Se eu ganhasse 100 reais para cada vez que recebo a orientação de encaminhar o aparelho para uma assistência técnica, eu já teria comprado outro celular (e, muito provavelmente, de outra marca).

É pedir demais ser tratado com um pouco mais de respeito?

Resposta
Opções

1197 Postagens

10-29-2019

Brazil

142 Signins

• Message 8 of 10

2021-04-09, 17:28 PM

@ johnatan125 wrote:

Puxa, realmente tinha esperança que você pudesse me ajudar, Gleyvision.

Pela quantidade de reclamações semelhantes neste fórum, incluindo na versão em inglês, posso seguramente adiantar que nada do que eu envie do meu aparelho fará qualquer diferença na resolução deste problema, uma vez que está bastante evidente de que se trata de um problema intrínseco e persistente que atinge vários aparelhos da Motorola, de várias linhas diferentes. Inclusive, você mesmo já abordou o mesmo problema em tópicos abertos por outros usuários e copiou e colou as mesmas instruções para mim, agora, com falsas promessas de análise que não foram sequer concluídas com os outros usuários em situação semelhante.

Nenhum. Eu repito: nenhum usuário que abriu um tópico sobre este problema obteve uma solução, nem mesmo na versão em inglês do fórum da Motorola/Lenovo, o que me leva a crer que seja um problema (propositadamente) negligenciado.

Já faz mais de um ano que venho tentando buscar soluções pra isso através de vários canais diferentes de atendimento ao cliente. Se eu ganhasse 100 reais para cada vez que recebo a orientação de encaminhar o aparelho para uma assistência técnica, eu já teria comprado outro celular (e, muito provavelmente, de outra marca).

É pedir demais ser tratado com um pouco mais de respeito?

Oi, @ johnatan125!

Peço desculpas por quaisquer equívocos. Estamos investigando todos os casos relacionados as chaves Widevine. Estou apenas seguindo ordens e atendendo os nossos consumidores e entusiastas da marca conforme orientações que a própria marca dispõe. Estou analisando todos os casos junto à engenharia. Se a orientação é a mesma em todos os tópicos, é porque se faz necessário que responda todas as nossas questões e que traga o máximo possível de informações. No seu caso em específico, como o dispositivo exibe que é L1, na teoria, a parte do fabricante está em ordem, por isso, para mim e para a companhia é importante que traga informações adicionais ou até mesmo siga todas as nossas orientações para que possamos identificar se de fato há alguma falha com a sua unidade. Reforço que todos os casos estão sendo tratados de acordo com as orientações que a marca dispõe. 

Novamente, peço desculpas por feito se sentir dessa forma... ainda assim, continuarei aqui para seguirmos com o seu atendimento.

Abraço!

Gleyvison

Resposta
Opções

6 Postagens

04-06-2021

Brazil

5 Signins

• Message 9 of 10

2021-04-09, 17:58 PM

Certo, agradeço pelos esclarecimentos.

Como falei, vou realizar mais uma tentativa de providenciar os relatórios através de outro computador.

Entretanto, gostaria de deixar bastante claro que o problema está muito longe de ser individual - basta uma breve busca nos fóruns (ou no Google) para notar que não estou sozinho. Fico feliz que a questão esteja sendo tratada junto à engenharia da Motorola, mas recebi a mesma alegação de outro representante da empresa há cerca de um ano, e nada foi resolvido desde então.

Resposta
Opções

1197 Postagens

10-29-2019

Brazil

142 Signins

• Message 10 of 10

2021-04-09, 19:23 PM

@ johnatan125 wrote:

Certo, agradeço pelos esclarecimentos.

Como falei, vou realizar mais uma tentativa de providenciar os relatórios através de outro computador.

Entretanto, gostaria de deixar bastante claro que o problema está muito longe de ser individual - basta uma breve busca nos fóruns (ou no Google) para notar que não estou sozinho. Fico feliz que a questão esteja sendo tratada junto à engenharia da Motorola, mas recebi a mesma alegação de outro representante da empresa há cerca de um ano, e nada foi resolvido desde então.

Oi, @ johnatan125!

Agradecemos pela sua compreensão e atenção. Aguardarei as informações solicitadas para que possamos seguir com o seu caso.

Qualquer dúvida é só chamar, estou sempre por aqui.

Abraço!

Gleyvison

Resposta

Diretrizes da comunidade

Revise nossas diretrizes antes de publicar.

Saber mais

Confira as ofertas atuais!

Ir para a Loja
X

Salve

X

Excluir

X

No, I don’t want to share ideas Yes, I agree to these terms